Está aqui

Jovens Investigadores, estudantes do Ensino Secundário, vão representar Portugal na final europeia do European Union Contest for Young Scientists

Content links

Jovens Investigadores, estudantes do Ensino Secundário, vão representar Portugal na final europeia do European Union Contest for Young Scientists

Três alunos do 12º ano do Colégio Luso-Francês, Eduardo Nogueira, Francisca Martins e Gabriel Silva vão representar Portugal na final europeia do European Union Contest for Young Scientists [EUCYS], a qual vai disputar-se em Tallinn, na Estónia, de 22 a 27 de setembro.


DR

O EUCYS é organizado pela Direção Geral da Investigação e da Inovação da Comissão Europeia e integra-se no plano de atividades de «Ciência para e com a Sociedade» da instituição. O concurso conta já com 28 edições e visa promover os ideais de cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas, através de uma mostra anual da melhor investigação desenvolvida por estudantes europeus pré-universitários.

Os alunos concorrem com o projeto Sea Heals Soil (sheals), que iniciaram há 3 anos, no contexto do qual desenvolveram um fungicida natural à base de uma macroalga da costa portuguesa, Corallina sp., para inibir o crescimento do microrganismo (P. cinnamomi), fitopatogénico responsável pela doença-da-tinta em inúmeras espécies florestais.

O projeto tem marcado presença em vários eventos científicos nacionais e internacionais:

4th European Marine Science Educators Association Conference [Belfast, Irlanda, 2015];
XVII Concurso Internacional Ciencia en Acción [Algeciras, Espanha, 2016];
13º Concurso Ciência Na Escola [Pinhal Novo, Portugal, 2016];
14th International Conference on Hands-on Science [Braga, Portugal, 2017];
25º Concurso Jovens Cientistas e Investigadores [Porto, 2017]; FCT Nova Challenge [Lisboa, 2017]
e 7ª. Feira de Ciências Hands on Science [Viana do Castelo, 2017].

De todas estes eventos, os alunos trouxeram vários prémios e no âmbito Concurso Jovens Cientistas e Investigadores a representação de Portugal na final europeia do European Union Contest for Young Scientists [EUCYS].

Aos Jovens Cientistas a DGE deseja o maior sucesso na final europeia do [EUCYS].