Diálogos na história. Direitos fundamentais no trabalho são direitos humanos

Content links

Diálogos na história. Direitos fundamentais no trabalho são direitos humanos

A Direção-Geral da Educação participou numa iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - “Exposição e Ciclo de Tertúlias - Diálogos na história de Portugal na OIT” - no dia 14 de maio de 2024, no Centro Cultural Casapiano, em Lisboa.

A segunda tertúlia deste ciclo decorreu no dia 14 de maio e teve como público-alvo estudantes e professores do ensino secundário, para além de alguns convidados de sindicatos, empregadores e admnistração pública.

A iniciativa iniciou-se com uma visita guiada a uma exposição sobre os 100 anos da relação entre Portugal e a OIT. A abertura da tertúlia contou com intervenções do Coordenador das comemorações dos 50 anos do 25 da Abril do MTSSS, Eduardo Graça, do Comissário Executivo Adjunto da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, João Faria e da Diretora da OIT-Lisboa, Mafalda Troncho.

A 2.ª Sessão do Ciclo de Tertúlias « Direitos fundamentais no trabalho são direitos humanos» foi moderada pela Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, Fátima Matos e contou com intervenções dos oradores José Pedro Monteiro, sobre O trabalho forçado no colonialismo português: além das fronteiras do império (1919-1962) e Maria Josefina Leitão e Joaquina Cadete Philimore sobre O papel da OIT no combate ao trabalho infantil em Portugal. Seguiu-se um espaço de debate onde os alunos intervieram ativamente.

Na sessão de encerramento participou uma representante da Direção-Geral da Educação, Ilda Figueiredo, que estabeleceu a relação com a Educação para a Cidadania, nomeadamente com o domínio do Mundo do Trabalho e um representante do Secretariado Executivo da CPLP, da Direção de Cooperação, Philip Baverstock.