Encontro de Escolas-Piloto de Alemão

Content links

Encontro de Escolas-Piloto de Alemão

No próximo dia 15 de outubro de 2021, a Direção-Geral da Educação e os seus parceiros, o Goethe Institut de Lisboa e a Associação de Professores de Alemão (APPA), em articulação com a DGEstE, dinamizarão o Encontro Anual de Escolas-Piloto de Alemão (PEPA), que este ano decorrerá, uma vez mais, em formato online, e terá como título “Deutsch erleben in Sprache und Kultur – vivenciar o Alemão na língua e na cultura”.

O ensino do Alemão como língua estrangeira (LE), em conformidade com o disposto nos documentos curriculares em vigor para esta disciplina, tais como as Aprendizagens Essenciais de Alemão LE, poderá ser enriquecido através da partilha de práticas pedagógicas entre escolas, bem como da reflexão sobre as mesmas.

No âmbito das mudanças inerentes ao contexto de saúde global nos sistemas de ensino amplificaram-se os desafios e foram visíveis as mudanças, que integram, progressivamente as práticas das escolas - numa realidade cada vez mais global, e através da tecnologia, grandemente responsável por essas mudanças, abraça-se a rapidez com que nações, sociedades e culturas se tocam. Na riqueza da partilha que daí advém é importante perceber, preservar e respeitar as diferenças que fazem a identidade de cada povo, expressas na sua cultura e na sua língua, como veículo de transmissão da mesma.

Neste contexto o evento, que decorre do protocolo estabelecido entre as entidades parceiras, pretende incentivar a interação entre as os professores das 48 escolas que integram a rede de Escolas-Piloto de Alemão para a promoção da aprendizagem do Alemão nos ensinos básico e secundário, no sentido de melhorar as práticas de ensino.

A manhã do encontro será de partilha e debate, em dois grandes grupos: uma sessão dirigida aos Diretores das escolas PEPA e outra direcionada para os docentes de alemão das mesmas.

A parte da tarde consubstanciar-se-á numa ação de formação de curta duração para os professores das escolas-piloto, da responsabilidade da Direção Geral da Educação, dinamizada pela formadora Mestre Carolina Machado, Presidente da Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) e pelas formadoras Melanie Gut e Christiane Bolte-Costabiei.

Pode consultar aqui o programa.