Está aqui

Supporting Multilingual Classrooms

Content links

Supporting Multilingual Classrooms

A Direção-Geral da Educação (DGE), enquanto entidade do Ministério da Educação, vai promover, nos próximos dias 11 e 12 de abril de 2018, a realização de um Workshop intitulado Supporting Multilingual Classrooms, a ter lugar na Escola Secundária com 3.º Ciclo Padre António Vieira, em Lisboa.

Este evento de formação de professores decorre de uma parceria entre a Comissão Europeia e o Centro Europeu de Línguas Modernas (ECML) do Conselho da Europa e tem como objetivo apoiar os Estados-Membros, no sentido de assegurar o acesso a uma educação de qualidade por parte de todos os alunos, independentemente da sua língua materna.

Portugal, através da DGE/ME, aceitou o desafio de, pelo terceiro ano consecutivo, integrar o conjunto de países europeus que realizam iniciativas de formação dinamizadas por especialistas internacionais, na área da aprendizagem de línguas. Centradas na qualidade do ensino de línguas e, simultaneamente, no benefício resultante da sua utilização no acesso ao currículo, este Workshop pretende capacitar os professores participantes para que realizem a sua ação educativa do modo mais adequado, num contexto pleno de diversidade linguística e cultural, fruto das demandas de um mundo global.

Trata-se, pois, de uma importante iniciativa para o desenvolvimento do currículo na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, estando previsto que os participantes, incluindo maioritariamente professores de Inglês e de Francês envolvidos em ofertas de ensino bilingue e de aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua estrangeira (CLIL), bem como professores de Português Língua Não Materna (PLNM), possam aprofundar e, a breve prazo, replicar o conhecimento adquirido no âmbito de um ensino plurilingue.

Para informação adicional, por favor consulte o link oficial: https://www.ecml.at/TrainingConsultancy/Multilingualclassrooms/tabid/1816/Default.aspx

DGE, 10 de abril de 2018