Publicado o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD)

Content links

Publicado o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD)

O Despacho n.º 1088/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série – N.º 22, de 31 de janeiro de 2019, apresenta o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD). 

O QDRCD é apresentado como um quadro de referência com quatro grandes objetivos: 1) apoiar a definição de políticas e estratégias, permitindo um mapeamento de competências digitais articulado com outros referenciais; 2) desenhar programas de educação, nomeadamente para revisão curricular; 3) promover e fundamentar o desenvolvimento de programas de formação e de competências de cidadania e de empregabilidade; 4) avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.

A criação do QDRCD é considerada fundamental e crítica para o sucesso do INCoDe.2030, constituindo ainda um instrumento orientador no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de diagnóstico, promoção e monitorização da evolução das competências digitais. O racional do QDRCD considera, na sua base, três fatores: o domínio cognitivo predominante ou exigido; o grau de complexidade da tarefa; o grau de autonomia do cidadão na demonstração da competência.

O QDRCD tem por base o DigComp 2.1 — Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, o qual está alinhado com a terminologia e lógica do Quadro Europeu de Qualificações — QEQ (European Qualification Framework — EQF) e adapta-o à realidade nacional.

O QDRCD encerra um importante contributo para que grupos populacionais diversos sejam capazes de avaliar as suas competências, necessidades de desenvolvimento e evolução, servindo simultaneamente como orientação para empresas, entidades e organizações de formação e educação.

O QDRCD é uma iniciativa conjunta da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministro da Educação e do Secretário de Estado do Emprego.

Para aceder/descarregar o documento legal: https://dre.pt/application/conteudo/118877300