V Centenário da Viagem da Circum-Navegação

V Centenário da Viagem da Circum-Navegação

Comemorações do V Centenário da Viagem da Circum-Navegação
comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães

A jornada de Fernão de Magalhães constitui uma referência no processo de globalização, aproximando povos, culturas e conhecimento. Na verdade, esta expedição demarcou-se das demais pela sua ousadia e persistência aliadas ao espírito de curiosidade, que a tornou pioneira nas várias áreas do conhecimento científico. Num período de três anos, atravessaram-se oceanos, observaram-se fenómenos naturais nunca antes vistos e conectaram-se culturas díspares, de modo a provar que a circularidade terrestre é declaradamente um fator de união.

Como reconhecimento da importância de sustentar esta herança como garantia de novas conquistas e de novos desafios conducentes ao progresso e à harmonia do planeta como um todo, o Ministério da Educação apresentou um conjunto de iniciativas que constam no programa das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (decorrente da Resolução de Conselho de Ministros n.º 52/2018, de 4 de janeiro). Da confluência das atividades da área governativa da Educação no âmbito das Comemorações resultou a Rede de Escolas Magalhânicas (REM).

A REM é um projeto pedagógico inovador e pioneiro, que se constitui como um espaço de intercâmbio internacional que conta com o envolvimento de alunos e docentes das cidades de Magalhães, na ótica da partilha de conhecimentos, de experiências e de recursos pedagógicos. Com este projeto pretende-se o reforço do interesse pelas personagens e pelos episódios da história da expansão marítima e a promoção da inovação pedagógica indutora de novas formas de aprendizagem e do sucesso educativo, assente numa perspetiva humanista e inclusiva, baseada nos valores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A Rede irá contar com a disponibilização de uma plataforma digital única, onde estarão alojadas as atividades e recursos da Educação.

A inscrição na REM é voluntária, estando contempladas todas as entidades educativas, a saber, Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas; Escolas de Ensino Artístico Especializado; Escolas Profissionais; Escolas Portuguesas no Estrangeiro; Escolas do Ensino Particular e Cooperativo; e Escolas que integram a Rede Mundial de Cidades Magalhânicas.

No dia 1 de março, em Vila Real, foram apresentadas as iniciativas da área da Educação, contando com a participação da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Dra. Alexandra Leitão, e o Senhor Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, assim como do Senhor Presidente da Estrutura de Missão, Dr. José Marques.

A REM tem como documentos estruturantes os “Termos de Referência” e a “Carta de Compromisso”, que fundamentam a adesão às finalidades, aos objetivos e aos princípios desta Rede, enquadrados pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 52/2018, de 4 de janeiro, que aprova o Programa Geral das Comemorações.

Para a inscrição na REM, as entidades educativas devem remeter até ao dia 31 de maio de 2019  a “Carta de Compromisso” preenchida (sem anexos) para o seguinte email de contacto: dsdc@dge.mec.pt, o qual também poderá ser utilizado para solicitar quaisquer esclarecimentos adicionais.