Está aqui

VI Encontro Comunidades Aprendizagem

Content links

VI Encontro Comunidades Aprendizagem

No passado dia 2 de dezembro de 2017 ocorreu, em Barcelona, o VI Encontro de Comunidades Aprendizagem, na Escola La Salle Bonanova.

Além de Portugal ter contado com a presença de representantes dos dez agrupamentos de escolas, envolvidos no projeto-piloto de Comunidades de Aprendizagem e de Ações Educativas de Sucesso, mais conhecido como INCLUD-ED, o Dr. Paulo André e a Dra. Sandra Rebelo, elementos da EPIPSE-DGE, apresentaram o caminho já percorrido em Portugal, dando testemunho disso a professora Cristina Costa do Agrupamento de Escolas do Cerco, e os planos de futuro para o alargamento deste projeto a todas as escolas portuguesas que assim o desejarem.

O encontro foi organizado pelas escolas, Comunidades de Aprendizagem de Barcelona e contou com a participação da Dra. Linda Hargreaves da Universidade de Cambridge com a apresentação de abertura “O Impacto Social das Comunidades de Aprendizagem: Evidências das Ciências Sociais e Humanas”, seguida por apresentações das várias Comunidades de Aprendizagem pelo mundo, nomeadamente, Portugal, Chipre, Malta, Itália e Andaluzia em Espanha.

Durante a tarde decorreram vários Workshops em simultâneo sobre experiências de aplicação das Ações Educativas de Sucesso (AES) e histórias narrativas de reflexão sobre os princípios da Aprendizagem Dialógica nas AES.

O encerramento foi realizado pela Dra. Lídia Puigvert, investigadora de Cambridge e diretora do projeto “PROTON”, no âmbito do Horizonte 2020, que abordou o tema do terrorismo apresentando as “Ações Educativas de Sucesso na Prevenção do Terrorismo: Socialização Preventiva”.

No próximo ano o encontro será realizado em Madrid e, desde já, estão todos desafiados a estarem presentes, para um novo momento de reflexão, partilha e aprendizagem dialógica.