X Olimpíadas da Língua Portuguesa – 19 e 20 de maio de 2023

Content links

X Olimpíadas da Língua Portuguesa – 19 e 20 de maio de 2023

A 10.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa contou, pela primeira vez, com 3 fases e decorreu nos dias 19 e 20 de maio de 2023, na Escola Secundária Sebastião e Silva, no concelho de Oeiras. 

Esta fase registou a participação de 38 alunos, 18 alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico (Escalão A) e 20 do Ensino Secundário (Escalão B), de vários Estabelecimentos de Ensino do território nacional. 

O Programa destas Olimpíadas revelou-se muito rico e variado. A sessão de abertura contou com a presença de João Costa, Ministro da Educação, e de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que apoiou esta iniciativa. 

Nestes dois dias, os alunos não só realizaram provas inerentes a esta fase do concurso como tiveram a oportunidade de usufruir de momentos de aprendizagem complementar com atividades diversificadas, que compreenderam visitas guiadas ao Aquário Vasco da Gama e ao Parque dos Poetas - Oeiras, bem como atividades de Danças do Mundo e de Desporto Escolar – batismo de Stand up Paddle e Kayak

Os vencedores do concurso são os seguintes:

Escalão A

  Nome Estabelecimento de educação e ensino
1.º Lugar Kaixin Cheng Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, Alcobaça
2.º Lugar Mafalda Guimarães Eiras Escola Básica António Correia Oliveira, Esposende
3.º Lugar Madalena Tavares Externato Frei Luís de Sousa, Almada

Escalão B

  Nome Estabelecimento de educação e ensino
1.º Lugar Matilde Dinis de Almeida Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã
2.º Lugar Valentim Maria Papança Barroso Ramalho Rodrigues Colégio de St.ª Doroteia, Lisboa
3.º Lugar Maria Inês Alves Faria Tavares Folhadela Colégio Efanor, Sra. da Hora

Foram ainda atribuídas pelo Júri as seguintes menções honrosas:

Escalão A: Miguel Carvalho Fonseca, Colégio dos Plátanos, Rinchoa
Escalão B: Maria Flor Cunha de Araújo Branco, Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro

Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes as famílias dos alunos, bem como representantes das entidades parceiras – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Associação de Professores de Português e  Direção-Geral da Administração Escolar – e de entidades que este ano apoiaram as Olimpíadas da Língua Portuguesa – a Câmara Municipal de Oeiras e a Fundação Vodafone –, contando-se também com a presença do Plano Nacional de Cinema e do Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra.

A Direção-Geral da Educação, promotora desta iniciativa, aproveita este momento para felicitar todos os participantes nas Olimpíadas da Língua Portuguesa, em particular os finalistas e os vencedores, bem como os professores destes alunos, cujo trabalho terá sido determinante para estes resultados.