Educação Saúde

8ªs Jornadas Pedagógicas de Educação para a Saúde

Irão realizar-se, no próximo dia 4 de julho, no Cinema-Teatro Joaquim d' Almeida, Montijo, as 8ªs Jornadas Pedagógicas de Educação para a Saúde, numa organização conjunta do CENFORMA e do ACES Arco Ribeirinho (Agrupamento de Centros de Saúde de Montijo, Alcochete, Barreiro e Moita).

No evento, em que se pretende continuar a aprofundar o debate sobre conceitos e práticas pedagógicas em Educação para a Saúde, irão estar presentes docentes e profissionais de saúde dos quatro concelhos, assim como convidados de vários quadrantes.

Selo Escola Saudável

Este Selo irá premiar as escolas que privilegiem, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Reconhecerá o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola. Referenciará as escolas potenciadoras do crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis.

Referencial de Educação para a Saúde

Por despacho de 16 de maio do Senhor Secretário de Estado da Educação, foi homologado o Referencial de Educação para a Saúde.
Este Referencial pretende ser uma ferramenta educativa flexível, passível de ser utilizada e adaptada em função das opções e das realidades de cada contexto educativo, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, nas suas diferentes modalidades, em qualquer disciplina ou área disciplinar.

Jornadas “A Escola – espaço de promoção de Saúde e Bem-estar”

A Direção-Geral da Educação vai realizar um conjunto de Jornadas Regionais sobre Promoção e Educação para a Saúde.

As Jornadas pretendem ser um espaço onde os docentes de diferentes níveis de educação e ensino e de diferentes escolas partilhem práticas de referência e conheçam o Referencial de Educação para a Saúde, uma ferramenta para o desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas e socioemocionais e de promoção da literacia em saúde.

OBJETIVOS

As Jornadas têm como objetivos:

Dia do Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho é uma IPSS que desde 2002 leva alegria às crianças hospitalizadas, aos seus familiares e profissionais de saúde, através de visitas regulares e gratuitas dos Doutores Palhaços - artistas profissionais com formação específica - a mais de 90 serviços de pediatria de 14 hospitais do país.
 

Orientação sobre crianças e jovens com diabetes Mellitus tipo1 na escola

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde, por proposta do Programa Nacional de Saúde Escolar e do Programa Nacional para a Diabetes, em articulação com a Direção-Geral da Educação emite a Orientação “Crianças e Jovens com Diabetes Mellitus Tipo 1 na Escola”.

VERSÃO AMIGÁVEL DA CONVENÇÃO DE LANZAROTE

A Convenção do Conselho da Europa para a Proteção das Crianças Contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais tem  50 artigos, mas não são fáceis de entender por crianças e jovens, pelo que esta publicação foi preparada especialmente para dar a conhecer aos seus leitores mais jovens os direitos e a proteção dadas pela Convenção.

VERSÃO AMIGÁVEL DA CONVENÇÃO DE LANZAROTE

Referencial de Educação para a Saúde – prorrogação de período de consulta pública

As Direções-Gerais da Educação e da Saúde, em colaboração com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) apresentam o Referencial de Educação para a Saúde. Trata-se de um documento orientador destinado à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário, visando a promoção da literacia em saúde, a adoção de estilos de vida saudáveis e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Páginas

Subscreva RSS - Educação Saúde