TIC na Educação

SeguraNet lança Cartazes ”5 dicas” destinados aos alunos do 2.º Ciclo EB

O projeto SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, acaba de lançar uma coleção de cartazes que, sob o título “5 Dicas”,  apresentam sugestões de comportamento em ambiente digital para o exercício de uma cidadania saudável.

Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os alunos para as temáticas da cidadania digital, tais como cuidados a ter com os dados pessoais, respeito pelos direitos de autor, conhecimento das regras de Netiqueta, dependência na Internet, cuidados com a segurança do computador e importância das cópias de segurança.

WEBINAR DGE - «Jogos e Gamificação na Educação»

No dia 16 de março, a partir das 15 horas, assista a mais um webinar DGE, que terá como convidado o Dr. Carlos Pinheiro, Professor no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara e coordenador do curso de especialização de Bibliotecas e Literacias Digitais e da Informação do Instituto Politécnico de Santarém.

Neste webinar, o orador irá abordar as vantagens dos videojogos na educação e explicar como a introdução de elementos e dinâmicas do jogo na conceção de estratégias de aprendizagem podem ter um impacto positivo e significativo no sucesso escolar.

Formação Acreditada eTwinning – Portalegre (2017)

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Competência TIC da Universidade de Évora e com o Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, promove o curso acreditado “O eTwinning: professores Europeus em Comunidade”.

Este curso, de caráter gratuito e com uma duração de 15 horas, destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer e iniciar projetos eTwinning.

O eTwinning está à procura de “Escolas eTwinning”!

A partir de outubro de 2017, a sua escola terá a oportunidade de conseguir obter o título oficial de “Escola eTwinning”!

Por que razão a sua escola se deve candidatar?

•    Para que a sua escola obtenha uma presença Europeia e maior visibilidade a nível local, regional e nacional;
•    Para obter reconhecimento pelo trabalho efetuado por todo o pessoal envolvido em atividades relacionadas com o eTwinning;
•    Para influenciar as políticas: a sua escola tornar-se-á um modelo para outras escolas, bem como para autoridades regionais e nacionais.

5.ª edição do Concurso «7 dias, 7 dicas sobre os media»

Decorre até ao dia 17 de março de 2017 uma nova edição do concurso «7 dias, 7 dicas sobre os media», uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Fundação PT e a Presidência do Conselho de Ministros.

Formação Acreditada eTwinning – Alpiarça (2017)

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Competência TIC do Instituto Politécnico de  Santarém, promove o curso acreditado “O eTwinning: professores Europeus em Comunidade”.

Este curso, de caráter gratuito e com uma duração de 15 horas, destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer e iniciar projetos eTwinning.

"Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico" - Estudos de Avaliação do projeto-piloto

A Direção-Geral da Educação acaba de divulgar os Estudos de Avaliação relativos ao primeiro ano do projeto-piloto "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico".

Os Estudos foram realizados pela Universidade de Évora e poderão ser consultados no documento disponível em http://www.erte.dge.mec.pt.

Formação Acreditada eTwinning – Leiria (2017)

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Competência TIC Entre Mar e Serra, promove o curso acreditado “O eTwinning: professores Europeus em Comunidade”.  A sessão presencial  decorrerá no dia  18 de fevereiro (sábado) no Agrupamento de Escolas de Leiria e as sessões seguintes serão a distância, durante a semana de 20 a 24 de fevereiro (entrega do relatório final – 4 de março).

Páginas

Subscreva RSS - TIC na Educação