Está aqui

Arquivo

Arquivo

CONCURSO "PENSAR OS AFETOS - VIVER EM IGUALDADE" | 2009/2010

Lançamento

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), em colaboração com a Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), lançou um concurso contra a violência doméstica e a violência nas relações de namoro:“ Pensar os Afetos – Viver em Igualdade”.

O concurso destinou-se a alunos dos 1º,   2º e 3º  ciclos do ensino básico e do ensino secundário, consistindo na conceção e apresentação de uma Campanha de Sensibilização Local (CSL). Esta campanha incluia produtos e ações que promovessem o estabelecimento de relações interpessoais paritárias e equilibradas, baseadas no respeito mútuo, enquanto condição necessária para a eliminação da violência de género nas relações afetivas.

A inscrição no concurso foi efetuada até ao dia 23 de Abril de 2010 através do preenchimento da Ficha de candidatura disponível nos sítios da CIG e da DGIDC.

• Regulamento [Despacho N.º 546/2007]
• Ficha de candidatura [Despacho N.º 546/2007]
• Relatório final - Modelo [Despacho N.º 546/2007]

Resultados 

Terminada a análise dos trabalhos das escolas/agrupamentos de escolas candidatas/os ao concurso “Pensar os Afetos, Viver em Igualdade”, organizado pela CIG em colaboração com a DGIDC, cumpre-nos dar a conhecer a lista de premiados/as, assim como o programa de entrega dos prémios, numa cerimónia que se realizou no dia 7 de Julho, no Centro Cultural Casapiano, em Belém – Lisboa, com a presença de S. Exa. a Senhora Secretária de Estado da Igualdade e de S. Exa. o Senhor Secretário de Estado Adjunto da Educação

• Lista de premiados/as [Despacho N.º 546/2007]
• Programa de entrega dos prémios [Despacho N.º 546/2007]

TERCEIRO COLÓQUIO DO FÓRUM GULBENKIAN DA SAÚDE 2010

Terceiro Colóquio do Fórum Gulbenkian de Saúde 2010, Saúde mental: novas respostas, a realizar no dia 19 de Maio de 2010
Estas novas repostas para os problemas de saúde mental foram o tema do terceiro Colóquio do Fórum Gulbenkian de Saúde 2010, As Diferentes Faces da Saúde Mental, que dedicou uma atenção especial aos novos avanços nas áreas da prevenção/promoção, às novas intervenções no campo da saúde mental da infância e adolescência e aos novos modelos de cuidados para doentes mentais graves desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos.

• Programa [Despacho N.º 546/2007]

CONCURSO "A NOSSA ESCOLA PELA NÃO VIOLÊNCIA" | 2008/2009

Lançamento

Este concurso pretendeu premiar produtos e ações de sensibilização produzidos por alunos e alunas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do EnsinoSecundário, que privilegiaram a disseminação de informação contra todas as formas de violência exercida nos contextos das relações de intimidade, dando particular ênfase àquelas consubstanciadas em razão de género.

Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) em colaboração com a Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) no âmbito da Campanha Nacional Contra a Violência Doméstica: Prevenção da Violência nas relações de namoro, que decorrereu no período 2008/09.

A inscrição no concurso efetuou-se até ao dia 25 de Fevereiro de 2009, através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível on-line, a enviar pelo correio registado para a morada da CIG.

O desenvolvimento dos produtos e ações de sensibilização nas escolas, ocorreu até ao final do ano letivo de 2008/2009

• Regulamento [Despacho N.º 546/2007]
• Ficha de inscrição [Despacho N.º 546/2007]

Resultados

Participaram mais de 250 escolas do 3.º ciclo e do Ensino Secundário, num total de cerca de 500 projetos a concurso, envolvendo mais de 5000 alunos, o que evidenciou bem o interesse das escolas e a importância do tema para os jovens.

A sessão de entrega dos prémios teve lugar no auditório do Instituto Português da Juventude, sito no Parque das Nações, em Lisboa, no dia 30 de Junho, terça-feira, pelas 15h30 e contou com a presença do Exmo. Senhor Secretário de Estado da Educação e do Exmo. Senhor Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

• Listagem final dos prémios atribuídos [Despacho N.º 546/2007]
• Listagem final de mensões honrosas [Despacho N.º 546/2007]

 

4ª CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE VIOLÊNCIA | 2008

Portugal acolheu a 4ª Conferência Mundial sobre Violência, que contou com a presença da Ministra da Educação na sessão de abertura.