Está aqui
Blocos Capitalizáveis
Content links
Blocos Capitalizáveis
3º Ciclo do Ensino Básico Recorrente:
Blocos Capitalizáveis
O 3º ciclo do Ensino Básico Recorrente por Blocos Capitalizáveis foi lançado, experimentalmente, no ano letivo de 1999-00 em sete escolas do país. Atualmente, permanece em fase de experimentação, embora com uma rede mais alargada. |
Acesso Enquanto estiver em regime de experiência, o sistema de blocos não permite o acesso através de um processo de equivalências, nem por via de uma avaliação diagnóstica.
|
Plano curricular
|
|
Regime de frequência
|
Avaliação
A avaliação é feita bloco a bloco, sendo a classificação expressa numa escola de zero a 20 valores.
A avaliação depende do regime de frequência.
Regime presencial - A avaliação é contínua e para efeitos de conclusão do ano considera-se aprovado o aluno que, simultaneamente, obtenha média igual ou superior a 10 valores em cada uma das disciplinas e áreas disciplinares do plano curricular e tenha elementos de avaliação disponíveis em todos os blocos.
Os alunos que não concluírem o ano, capitalizam, para todos os efeitos, os blocos em que obtiveram avaliação igual ou superior a 10 valores. Terão acesso, nos blocos em que não obtiveram aproveitamento, às épocas de exame comuns aos alunos em regime não presencial.
Os alunos que não obtiveram média igual ou superior a 10 valores optarão, no ano seguinte, por uma das seguintes hipóteses:
- Inscrevem-se nos blocos não capitalizados nas épocas em que o bloco ou blocos estiverem a ser leccionados;
- Inscrevem-se em regime não presencial.
Regime não presencial - A avaliação consiste em provas relativas aos diferentes blocos, realizadas em quatro momentos (janeiro, abril, julho e outubro), em data a fixar pela escola.
Para efeitos de conclusão do curso, considera-se aprovado o aluno que em cada uma das disciplinas obtenha média igual ou superior a 10 valores, desde que haja registos de avaliação disponíveis em todos os blocos.
Onde
A rede de oferta do ensino básico recorrente tem vindo progressivamente a ser substituída por outras ofertas de educação e formação.
Para mais informação, contactar a Direção Regional de Educação competente.