Está aqui
Dossie 2
Content links
Dossie 2
Roteiros de apoio ao trabalho nas escolas
- A. Trabalho sobre o Programa
A1: Programa centrado em descritores de desempenho []
A2: Diagnóstico e resultados esperados por ciclo []
A3: Características globais do Programa []
A4: Os descritores de desempenho e os conteúdos []
A5: O princípio de progressão []
A6: Conhecer o Dicionário Terminológico []
A7: Refletir sobre o princípio da progressão a partir das Orientações de Gestão do novo PPEB []
A8: Os descritores de desempenho e os conteúdos []
- B. Aprofundamento de conhecimento sobre cada uma das competências específicas
B1: O trabalho sobre oralidade []
B3: Conhecimento Explícito da Língua: mobilização para outras competências []
B4: CEL – relação com conhecimento implícito []
B6: Leitura, escrita e expressão oral []
B7: Perfis de leitores e projeto de leitura para a turma []
B8: Dimensões da leitura e diversificação das leituras []
B9: Construção do conhecimento []
B10: Ensinar Gramática sem Metalinguagem []
B11: Competência do modo oral []
B12: CEL - formulação de questões para construção do conhecimento [ ]
- C. Desenvolvimento de materiais
C1: Criação de materiais para descritores de desempenho específicos []
C2: Livro de estilo de escrita []
C3: Guião para preparação de exposição oral []
C5: Leitura de texto informativo e CEL []
C7: Leitura e oralidade – De que formas se contam histórias []
C8: Leitura – Antologias poéticas []
- D. Experimentação de materiais
D1: Avaliação de materiais utilizados []
- E. Planificação
E1: Criação de materiais para descritores de desempenho específicos []
E3: Justificação da planificação / Avaliação de planificações anteriores []
E4: Integração de competências []
E5: Planificação e análise do manual []
E6: Planificação de atividades orientadas para a Leitura []
E7: Progressão Compreensão do Oral - Corpus textual para o desenvolvimento da Compreensão do oral []
NB: Os temas F e G serão desenvolvidos de acordo com as orientações a disponibilizar pelos grupos de trabalho responsáveis por cada uma destas áreas.