Está aqui

Instrumentos Técnicos

Instrumentos Técnicos

Tem como objetivo  disponibilizar, de forma acessível, informação sobre a estrutura do sistema educativo e formativo e sobre as diferentes alternativas de qualificação. Assume a forma de jogo, com 5 níveis de dificuldade crescentes. Cada nível é composto por um conjunto de questões, sendo que a resposta a cada questão é feita por escolha múltipla. 

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo; do ensino secundário; dos cursos de educação e formação e do sistema de aprendizagem.

 

Abordagem lúdica das temáticas subjacentes à exploração vocacional. Tem como objetivo  a reflexão sobre o auto conhecimento e a exploração de atividades profissionais. Conjuga a realização de atividades autónoma (individualmente ou em grupo) com atividades apoiadas pelo psicólogo escolar.

Público-alvo: alunos do 1.ª e 2.º ciclo do ensino básico; e alunos do 3.º ciclo do ensino básico que necessitam de apoio adicional na exploração de si e do meio.

 

 

O Diário de Bordo é um instrumento de orientação, de apoio às transições entre ciclos de ensino e à tomada de decisão de âmbito educativo e formativo. Tem como objetivo preparar e organizar as atividades de pesquisa de informação, nomeadamente as visitas a feiras e eventos sobre as oportunidades educativas e formativas, bem como promover a reflexão sobre interesses e valores.

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

 

O Repositório tem como objetivo armazenar, divulgar e aceder a instrumentos de apoio à prática dos psicólogos em contexto escolar. Integra duas funcionalidades "Submeter" e "Consultar". Os documentos submetidos, pelos psicólogos, ficam disponíveis após validação pela DGE.

Se é psicólogo num Estabelecimento de Ensino da Rede Pública resgiste-se aqui.