17.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO)

Content links

17.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO)

Portugal foi indigitado para organizar a 17.ª Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO), tarefa atribuída à Direção-Geral da Educação. São parceiros desta organização a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), a Ordem dos Biólogos, a Sociedade Portuguesa de Física, a Sociedade Portuguesa de Química e a Câmara Municipal de Almada.

A EUSO é uma competição destinada a alunos do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências. Trata-se de uma Olimpíada com características únicas, pois as provas de natureza experimental, realizadas em grupo, incluem aprendizagens da Biologia, da Física e da Química e avaliam não só capacidades de natureza processual, como também a capacidade de resolução de problemas em ciência de uma forma integrada. Desta forma, as provas refletem muito do que se passa na investigação científica hoje em dia, que é cada vez mais multi e interdisciplinar. Portugal participa nesta competição desde 2009 com resultados muito positivos. Algumas das equipas portuguesas têm vindo a ser galardoadas com medalhas de bronze, prata e ouro. Esta competição envolve mas de 300 pessoas, das quais 150 são alunos.

A competição tem a duração uma semana, de 4 a 11 de maio de 2019, na FCT Nova, em Almada, na qual terá lugar a realização das provas experimentais interdisciplinares. Os alunos terão oportunidade de demonstrar as suas capacidades científicas face a desafios colocados. Nessa semana terão lugar também diversas atividades culturais, científicas, desportivas e recreativas no distrito de Lisboa.

O Dr. Michael A. Cotter, Fundador e Presidente da EUSO, visitou Portugal entre 12 e 16 de novembro. Decorreram várias reuniões durante a sua estadia, nomeadamente com o Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, e com o Diretor-Geral da Educação, Dr. José Vítor Pedroso, com a Comissão Organizadora, com a Comissão Científica e com o Diretor da FCT Nova, Prof. Doutor Virgílio Machado, e com a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dra. Inês de Medeiros. 

A EUSO2019 envolve 25 países da União Europeia - nesta altura estão registados 13 países.

Pelo exposto, a realização da EUSO2019 em Portugal constitui um empreendimento de relevante interesse público nacional e internacional e inegáveis reflexos internos a vários níveis, designadamente na promoção da ciência, da sustentabilidade, da cultura e do nosso património natural e edificado. É notória a forma entusiástica como os alunos aderem a este tipo de iniciativas, que contribuem certamente para que muitos escolham carreiras científicas, indo ao encontro de um dos desígnios europeus de aumentar os recursos humanos em ciência e tecnologia, designadamente investigadores e cientistas.

A EUSO2019 dará certamente grande visibilidade a Portugal e às instituições parceiras na sua organização, evidenciando o nosso empenho no ensino das ciências. É com grande entusiasmo que aguardamos a chegada de todos os participantes e a realização da Olimpíada.
        
Mais informação sobre a EUSO2019 encontra-se disponível em http://www.euso2019.pt/.