4.ª edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas

Content links

4.ª edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas

"O Oceano e as Alterações Climáticas"

Estão abertas as inscrições para a 4.ª edição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas. 

Sob a égide do pioneiro da governação internacional do Oceano, Professor Mário Ruivo, o Prémio galardoa anualmente filmes sobre a importância do oceano, reconhecendo o mérito e a qualidade dos participantes na respetiva produção e o seu potencial impacto.

Na edição deste ano, dedicada ao tema O Oceano e as Alterações Climáticas, pretende-se sensibilizar para o nexus Oceano-Clima, a estreita relação e interdependência entre o Oceano e o sistema climático terrestre, crucial para compreender e abordar as alterações climáticas. 

Os filmes (até 7 minutos), submetidos pelos jovens cineastas, entre os 14 e os 21 anos, serão avaliados em quatro categorias - Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro.

Em cada categoria, será atribuído um montante de 2.000 euros à candidatura vencedora.

O Prémio Mário Ruivo visa reforçar a consciencialização das gerações mais jovens para o reconhecimento do papel do Oceano, nas suas múltiplas dimensões, para a nossa sociedade e é uma homenagem ao Professor Mário Ruivo e ao seu legado.

Este Prémio é uma organização conjunta dos Ministérios da Economia e do Mar; da Cultura; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Educação; e do Ambiente e da Ação Climática.

As candidaturas encerram a 15 de setembro 2024.

Para participar, aceda à página da iniciativa.