Academia de Liderança Colaborativa - #Edição Especial Rede EDU

Content links

Academia de Liderança Colaborativa - #Edição Especial Rede EDU

No âmbito do programa de mobilização da sociedade portuguesa para uma cultura colaborativa capaz de enfrentar problemas complexos, o Instituto Padre António Vieira (IPAV) irá realizar duas Academias de Liderança Colaborativa, uma no Alto Alentejo e outra na Lezíria do Tejo, enquanto espaços de capacitação da Rede EDU, na qual se incluem agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. O programa destas academias é destinado aos dirigentes e técnicos das várias instituições de base local, regional ou nacional que têm intervenção no território da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), estas academias vão ao encontro da necessidade de uma nova cultura de pontes entre instituições públicas e privadas, que saiba responder aos desafios cada vez maiores que enfrentaremos no futuro próximo. Esta ideia de “Governação Integrada” corresponde a um desafio que importa concretizar através de aprendizagens e iniciativas partilhadas dentro do espírito da colaboração, da partilha de recursos e de parcerias estratégicas.

Será dinamizada uma Academia de Liderança Colaborativa por região, com periodicidade mensal, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2022, abrangendo os seguintes municípios:

· Alto Alentejo - Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre, Sousel;

· Lezíria do Tejo - Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém.

Esta formação está alicerçada em três eixos fundamentais, que serão desenvolvidos ao longo de 12 sessões: Competências de Líderes Colaborativos (Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço); Fatores Críticos de Sucesso (Matriz GovInt & construção de confiança; liderança; participação; comunicação; avaliação) e Complexidade e Colaboração (Problemas sociais complexos; Governação integrada & colaboração).

As inscrições nas Academias de Liderança Colaborativa da Rede EDU encontram-se abertas até ao dia 15 de outubro através das seguintes hiperligações: Alto Alentejo e Lezíria do Tejo.