Comemoração do Dia Internacional de Homenagem às Vítimas de Violência Baseada na Religião ou Crença

Content links

Comemoração do Dia Internacional de Homenagem às Vítimas de Violência Baseada na Religião ou Crença

Celebra-se no dia 22 de agosto o Dia Internacional de Homenagem às Vítimas de Violência Baseada na Religião ou Crença. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2019, esta data é um momento para lembrar aqueles que sofreram e sofrem perseguição, discriminação e violência devido às suas crenças religiosas ou espirituais. O dia serve também como um apelo à tolerância, respeito e proteção dos direitos humanos fundamentais.

Infelizmente, hoje, em várias partes do mundo, ainda há pessoas que continuam a ser perseguidas devido às suas crenças, por defender uma fé ou pelo seu ateísmo. Esta violência pode assumir diversas formas, desde a exclusão social e discriminação, até atos extremos de tortura e genocídio.

Hoje, líderes religiosos, organizações e governos, unem-se em comemorações, discursos e campanhas de consciencialização para afirmar a importância da liberdade religiosa como um direito inalienável de todo o ser humano. O objetivo desta celebração é sensibilizar a sociedade para a necessidade urgente de combater as injustiças e promover uma cultura de paz e compreensão mútua.

Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação baseadas na religião ou crença.