Delegação portuguesa com desempenho de excelência na 14.ª edição das IESO (International Earth Science Olympiad)

Content links

Delegação portuguesa com desempenho de excelência na 14.ª edição das IESO (International Earth Science Olympiad)

A Direção-Geral da Educação (DGE) saúda a delegação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra (International Earth Sciences Olympiad – IESO) – 2021, este ano em versão online. Aos quatro alunos participantes foram atribuídos diplomas de EXCELENTE, MUITO BOM e BOM, menções correspondentes, respetivamente, às medalhas de ouro, prata e bronze das edições presenciais.

De acordo com a informação prestada por esta sociedade científica, os resultados obtidos são os seguintes:

“‐ uma menção de EXCELENTE, para os quatro estudantes portugueses, no trabalho de grupo realizado no âmbito da prova NTFI (National Team Field Investigation);
‐ duas menções de MUITO BOM (João Nuno Coelho, do Agrupamento de Escolas de Condeixa‐a‐Nova e João Pedro Faria, do Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra) e uma outra de BOM (Luís Pedro Macedo, do Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra), na prova individual DMT (Data Mining Test), equivalente aos habituais testes teórico‐práticos;
‐ e uma menção de MUITO BOM, na prova de grupo multinacional ESP (Earth Systems Project), para a estudante Inês Oliveira (do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, Vila das Aves), a vencedora do concurso nacional deste ano – a 7.ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Geologia.”

A participação portuguesa nestas olimpíadas, apoiada pela DGE, foi coordenada e acompanhada pela Sociedade Geológica de Portugal (SGP), na pessoa do seu presidente, o Professor José Carlos Kullberg, a quem endereçamos os parabéns pelos resultados alcançados. 

A DGE felicita também os mentores Álvaro Pinto e Jorge Relvas e o docente Jorge Ferreira, os nossos alunos e os seus professores. A todos, o nosso agradecimento maior pelo relevante contributo para a formação dos jovens portugueses.

Destacamos também a produção de um vídeo realizado durante a semana formativa que antecedeu a realização das IESO on‐line, que veio a merecer o reconhecimento destacado do júri (visualizar em https://socgeol.pt/). Este projeto será divulgado, como um exemplo de boas práticas pedagógicas, através dos canais institucionais que permitam a sua disponibilização a professores e alunos de todo o País. 

Para mais informação: 

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/informacao_olimpiadas_ieso_2021.pdf

https://socgeol.pt/