Está aqui

Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025

Content links

Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025

O Programa Estratégico do Desporto Escolar para o próximo quadriénio já pode ser consultado. Fruto dum trabalho intensivo de avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos anos, auscultação e discussão com vários stakeholders, foi possível construir um documento basilar para o desenvolvimento do Desporto Escolar até 2025.

O presente documento apresentará diretrizes para um envolvimento das comunidades na escola, tirando partido do seu espaço, dos materiais e da sua organização para contribuir para o objetivo do Governo de “colocar o país no lote das quinze nações europeias com cidadãos fisicamente mais ativos, na próxima década” (XXII Governo Constitucional, 2019).

Este Programa Estratégico irá centrar-se na participação e envolvimento dos alunos, incentivando a que a organização e planeamento de atividades possa ser efetuada num processo de codecisão e de cogestão no seio das atividades do Desporto Escolar (Conselho da União Europeia, 2021). O programa 2017-2021 ficou marcado pela pandemia COVID-19, com impacto profundo nas atividades do Desporto Escolar nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021. A intermitência de atividades letivas e não letivas presenciais, bem como a suspensão de todas as atividades competitivas extraescolares, conduziram a alguma quebra de vínculo dos alunos ao Desporto Escolar, pelo que será determinante recuperar os alunos, envolvendo-os não apenas nas atividades, mas no processo de decisão e gestão das mesmas.

Importa refletir que o confinamento nas idades mais jovens tem um efeito muito negativo na sua saúde e bem-estar, não apenas pela redução significativa na atividade física, mas principalmente pelo seu impacto nas relações sociais, tão características destas idades. Neste sentido, é fundamental que, no próximo quadriénio, os professores do Desporto Escolar possam priorizar o envolvimento dos alunos em prol da sua saúde e bem-estar, com relevância para o psicológico.

Assumiremos este novo projeto, com vista à promoção dos valores do desporto, com enfase para a igualdade, inclusão e fair-play, em que os alunos do Desporto Escolar de cada escola elaboram o seu “Compromisso de Crianças e Jovens para a Ética no Desporto”. Neste compromisso, os alunos do Desporto Escolar irão contruir e assumir um compromisso que reflita valores éticos e comportamentos de fair-play no desporto.

Para além das alterações que estão previstas para quadriénio de 2021-2025, o Desporto Escolar continuará a apostar em projetos de sucesso, como os Centros de Formação Desportiva, o DE sobre rodas, o projeto de juízes-árbitros ou a formação de professores.

O documento pode ser consultado na íntegra AQUI.