Divulgação do vencedor do provérbio de março… Continuamos a dar a volta ao texto!

Content links

Divulgação do vencedor do provérbio de março… Continuamos a dar a volta ao texto!

Homem e Mulher, com os mesmos direitos se quer.” foi a proposta vencedora, com 114 votos, Num total de 229 votos distribuídos pelo público nos provérbios a concurso em “vota no provérbio do mês de março”.

Os professores Sónia Sousa e André Oneto e os alunos e as alunas das turmas C e D, do 6.º ano, da Escola Básica de Santa Bárbara | Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara - Fânzeres, responderam ao desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!” e deram uma nova expressão, ao provérbio “Água e Mulher só boa se quer.”, considerando que  “Num mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, foi o acaso que nos levou a encontrar o provérbio que escolhemos para desconstruir. A caminho da Serra da Estrela, na esperança de nos deliciarmos com paisagens cobertas de um manto branco, encontramos, na Praça de Folgosinho, a Fonte do Pedrão, considerada por muitos a mais bela da aldeia. Nesta fonte, ao lermos a seguinte inscrição, num painel de azulejos: “Água e Mulher só boa se quer”, de imediato surgiram reações e teve início uma profícua discussão. Todos os anos, a 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher para comemorar e honrar os direitos que as mulheres conquistaram até à data, relembrando o caminho para a igualdade. Assim, a mulher não só se quer boa (independentemente do sentido que queiramos dar à palavra), como deve ser valorizada, por toda a sua complexidade e igualada a qualquer homem, sublinhado o papel fundamental da inclusão no avanço da igualdade de género. Sem dúvida que "Quando inspiramos os outros a compreender e a valorizar a inclusão das mulheres, criamos um mundo melhor.”.

Parabéns a todos/as alunos e alunas e respetivos/as docentes, que diariamente refletem e contribuem para a igualdade e eliminação da violência e dos estereótipos de género.

A discussão e a reflexão em torno de provérbios vão continuar nas salas de aula do país, com o desafio para o provérbio de ABRIL já aberto! Aguardamos a vossas propostas e reflexões.

Continuação de bom trabalho!