Está aqui

Conferência "O Lugar da Cultura-Modelos e Desafios”

Content links

Conferência "O Lugar da Cultura-Modelos e Desafios”

O Senhor Secretário de Estado da Cultura vai realizar, através do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual, I.P. (ICA), uma Conferência de nível internacional denominada genericamente de “O Lugar da Cultura-Modelos e Desafios”, que visa contribuir para uma reflexão prospetiva e operativa em campos tão diversos como a museologia e a criação artística, as bibliotecas e o cinema e audiovisual, a arqueologia, os direitos de autor e direitos conexos, o património cultural e as designadas indústrias criativas, o design e a literatura, a educação artística e o universo editorial, entre outros.

De acordo com o explicitado pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier “A cultura é ponto de partida e ponto de chegada de qualquer viagem pessoal ou coletiva. Ao lado de outros percursos, ocorre sempre o olhar da(s) cultura(s) que nos informa, nos projeta, nos organiza(…).

De entre os objetivos da iniciativa destacam-se os seguintes:

Promover a divulgação de informação e a reflexão estratégica sobre o contributo da Cultura para a Economia e para o Bem-Estar Social e Individual;
Reforçar a perceção da presença e da relevância da Cultura, nas suas diversas formas, manifestações e expressões, em vários sectores de atividade;
Dar a conhecer o trabalho desenvolvido por entidades do sector público e do sector privado a nível local, regional, nacional e internacional na área da Cultura;
Promover o debate e reflexão estratégica sobre políticas públicas de apoio à criação de um ambiente adequado ao desenvolvimento do sector cultural e criativo no quadro do novo ciclo de programação comunitária.
A iniciativa terá lugar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, entre os dias 15 e 22 de abril de 2015, destacando-se a experiência multifacetada e a qualidade dos intervenientes nacionais e internacionais.

15 de abril / Conferência O Lugar da Cultura, Modelos de desenvolvimento para o século xxi

16 de abril / Conferência Cultura e Desenvolvimento — Estudos Cultura 2020

17 de abril / Conferências Políticas Culturais Setoriais

18 a 22 de abril / Jornadas Porta Aberta

Para mais informações consulte o sítio olugardacultura.pt

As conferências de 15, 16 e 17 de abril, estão acreditadas, na modalidade de curso de formação, pelo Conselho Cientifico- Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Os docentes interessados poderão proceder à sua inscrição aqui.

Para  qualquer esclarecimento,  deverá contactar  a  Equipa de Educação Artística, através do endereço eletrónico educacaoartistica.eea@dge.mec.pt.