Estudo de Avaliação de Impacto - Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet

Content links

Estudo de Avaliação de Impacto - Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet

As conclusões do Estudo de Impacto das Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet (CSSN) evidenciam que as ações dinamizadas por este Centro promovem o desenvolvimento da literacia digital dos alunos e a sua formação para o exercício da Cidadania Digital. 

O presente Estudo, realizado por investigadores do Observatório sobre Media Informação e Literacia (MILObs), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e coordenado por Sara Pereira, teve como objetivo analisar e avaliar o impacto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do CSSN,  envolvendo os Agrupamentos de Escolas/ Escolas não Agrupadas (AE/EnA), nos anos letivos do quadriénio 2018/2019 - 2021/2022. 

Na avaliação das diversas iniciativas participaram diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/EnA), professores de Informática/TIC e ainda coordenadores do 1.º ciclo do ensino básico. Para a formação da amostra, foram convidados todos os AE/EnA de Portugal Continental, bem como a totalidade de professores de Informática/TIC e de coordenadores do 1.º Ciclo.  

O balanço afigura-se como bastante encorajador, revelando que importará continuar o trabalho desenvolvido quer no terreno, pela implementação das atuais e futuras iniciativas do CSSN, quer pela investigação e reflexão sobre o trabalho feito, de modo a cimentar um percurso sustentado e informado, com vista ao cumprimento da missão do Centro de Sensibilização SeguraNet.