Estudos de Caso 2024 – Escolas Portuguesas

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Estudos de Caso 2024 – Escolas Portuguesas

Interative Classroom Working Group (ICWG)

O Interactive Classroom Working Group (ICWG) acaba de divulgar os Estudos de Caso 2024, dando a conhecer a forma como as escolas de toda a Europa estão a transformar a educação, através da inovação digital.

Portugal está representado nesta publicação com a referência a dois Agrupamentos de Escolas (AE) do nosso país: AE Fernando Casimiro Pereira da Silva e AE do Freixo. Estes dois  AE constituem exemplos reais de como as escolas estão a incorporar com sucesso as ferramentas digitais nas suas práticas quotidianas, concentrando-se na criação de ambientes de aprendizagem inclusivos, sustentáveis e envolventes.

Nestes Estudos de Caso 2024, encontramos informações bastante úteis sobre as estratégias e os desafios da integração digital na educação. Além disso, ficamos a conhecer exemplos inspiradores de como as escolas podem:

  • Desenvolver estratégias digitais sustentáveis que respondam às necessidades de todos os alunos.
  • Utilizar ferramentas digitais para aumentar a participação dos alunos e melhorar os resultados de aprendizagem.
  • Garantir um acesso equitativo à tecnologia, especialmente em ambientes educativos diversificados.
  • Capacitar os professores, apoiando o desenvolvimento profissional contínuo em competências digitais.

De notar que, desde o incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico, passando pela  promoção do desenvolvimento de competências digitais práticas, estes estudos de caso integram um  manancial de conhecimentos para as escolas, qualquer que seja a  fase em que se encontram, no que se refere ao seu percurso digital.

Aceda aos Estudo de Casos 2024 do AE Fernando Casimiro Pereira da Silva e do AE do Freixo.