Guia “Crescer com Direitos - Ações Pedagógicas na Escola”

Content links

Guia “Crescer com Direitos - Ações Pedagógicas na Escola”

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) editou o Guia “Crescer com Direitos - Ações Pedagógicas na Escola”. Este guia reúne um conjunto de propostas de ações pedagógicas realizadas em contexto escolar.

O Guia está estruturado em três partes: parte I – Investir no futuro da criança; parte II – Na escola com Direitos e parte III – Experiências para partilhar. 

A parte I apresenta-nos o enquadramento geral desta edição. Leva-nos a fazer um percurso que parte dos Direitos da Criança, faz uma visita ao trajeto do projeto Rua desde o seu início, até aos nossos dias, e reforça a importância das atividades lúdicas e do brincar como estratégias de promover os direitos e proteger as crianças e os jovens.

A parte II revisita as motivações da equipa do Projeto Rua e o contexto que evidenciou a necessidade de empreender “Na escola com Direitos”, bem como a metodologia de construção das sessões dinamizadas pela equipa. São apresentadas 23 sessões, divididas em cinco temáticas, nomeadamente, viver e respeitar, crescer é descobrir, conhecer para prevenir, abraçar a diversidade e criar e participar. 

A III parte apresenta cinco projetos de continuidade, com várias sessões, dinamizadas em contextos particulares, com populações e com problemáticas específicas, e que foram desenvolvidos no âmbito de parcerias. 

A publicação destina-se a animadores, educadores, professores e a todos os profissionais que acreditam na educação como ferramenta privilegiada de promoção da inclusão e do desenvolvimento e que procuram novas estratégias para enriquecer as suas práticas.

Para mais informações sobre os livros do IAC, aceda a Livros IAC - Instituto de Apoio à Criança | Fique A Conhecer-nos! (iacrianca.pt)