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Metas Curriculares de Latim A do Ensino Secundário
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Metas Curriculares de Latim A do Ensino Secundário
O Ministro da Educação e Ciência homologou as Metas Curriculares da disciplina de Latim A do Ensino Secundário - 10.º e 11.º anos.
Em conformidade com o Programa de Latim A, homologado em 22 de fevereiro de 2001, as Metas Curriculares têm em conta as finalidades, os objetivos gerais e específicos, bem como os conteúdos que nele são enunciados. O seu articulado estabelece o conjunto de conhecimentos e de capacidades essenciais que os alunos devem adquirir e desenvolver nos 10.º e 11.º anos, na disciplina de Latim A.
Com a publicação das Metas Curriculares de Latim A pretende-se fomentar o seu ensino, fazendo ressurgir o seu duplo valor, quer o intrínseco ao da língua latina e ao conhecimento civilizacional que lhe está agregado, quer o funcional que se lhe reconhece, sobretudo na aprendizagem de outras línguas, com destaque para a língua portuguesa.
O Ministério da Educação e Ciência considerou que deve ser dada atenção especial ao desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos, com particular destaque para o conhecimento mais profundo da língua materna e das suas raízes. Nesse sentido, as Metas de Latim A constituem-se como mais uma medida que visa promover o ensino desta língua e, em geral, o das culturas clássicas. Pretende-se, assim, contrariar a desvalorização destas línguas e culturas, fenómeno a que se tem assistido nos últimos anos com o consequente empobrecimento cultural do nosso País.
As Metas Curriculares ora homologadas entram em vigor, de forma sequencial, a partir do ano letivo de 2015-2016 e constituem-se como o referencial primordial para a avaliação dos alunos.
As Metas Curriculares de Latim A do Ensino Secundário estão disponíveis em http://www.dge.mec.pt/latim-ch-lh.
Lisboa, 07 de agosto de 2015.