Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania: resultados anunciados no dia 2 de outubro

Content links

Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania: resultados anunciados no dia 2 de outubro

O Selo «Escola Gandhi» consiste numa distinção que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, que estimulem a participação ativa na construção de sociedades mais justas, solidárias, igualitárias e inclusivas, em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e com os princípios, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

No quadro da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, o domínio escolhido para a 1.ª edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania foi «Bem-estar Animal».

O procedimento de seleção das candidaturas de escolas dividiu-se em duas fases. A primeira decorreu entre os dias 21 e 28 de junho. Consistiu numa votação online aberta ao público e permitiu apurar cinquenta projetos.

A segunda fase consistiu na apreciação destes cinquenta projetos por um júri, constituído com base no Regulamento da iniciativa, anunciando-se no dia 2 de outubro as trinta escolas que irão receber o Selo «Escola Gandhi».

Incentivar formas proativas e inovadoras de aprender e ensinar, no quadro dos desafios da autonomia e flexibilidade curricular; valorizar escolas que promovam o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e reconhecer e valorizar as escolas como lugares privilegiados para o exercício da cidadania ativa, através do desenvolvimento de projetos inseridos no seu projeto educativo e que contribuem para o enriquecimento pessoal dos alunos e da respetiva comunidade educativa, constituem finalidades, entre outras, da presente iniciativa.

Para mais informações, aceda ao regulamento do Prémio Gandhi e ao resumo da informação sobre a iniciativa.