Programa de Assistentes de Português em França

Content links

Programa de Assistentes de Português em França

Candidatura para Assistentes de Português em França – 2019/2020

O prazo de candidaturas para Assistentes de Português em França, para o ano letivo 2019/2020, foi prolongado até ao próximo dia 31 de março.

Este Programa destina-se a estudantes a partir do 2.º ano de licenciatura, finalistas de licenciatura ou jovens licenciados em qualquer área do conhecimento e que apresentem os seguintes requisitos: nacionalidade portuguesa; idade entre os 20 e os 30 anos; e competências linguísticas em Francês de nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Os Assistentes de Português têm como função principal apoiar as aulas dos professores de língua portuguesa em estabelecimentos de ensino não superior em França, nomeadamente em collèges e lycées (ensinos básico e secundário). O seu trabalho inclui o desenvolvimento de atividades e projetos didáticos que estimulem, de forma dinâmica e criativa, a aprendizagem e a divulgação da língua e da cultura portuguesas, recorrendo à literatura, à música, ao cinema e às artes plásticas, entre outras áreas.

O horário laboral é de 12 horas semanais e o contrato de trabalho com as autoridades francesas decorre entre 1 de outubro 2019 e 30 de abril 2020. 

Para a formalização da candidatura, deverá ser utilizado o formulário disponível no site do Centre International d’Études Pedagogiques (CIEP), em França. Depois de totalmente preenchido de acordo com as respetivas instruções, o formulário deverá ser enviado por correio eletrónico para o contacto responsável por este Programa na Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC), em Portugal.

Para informações complementares sobre o Programa de Assistentes, poderão consultar os sites do CIEP e da SGEC

Boa sorte! Bonne chance!