Webinar – Direitos Humanos e Democracia

Content links

Webinar – Direitos Humanos e Democracia

No âmbito da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania (ENEC), a Direção-Geral da Educação (DGE) tem vindo a dinamizar vários webinars temáticos.

Este webinar resulta da articulação entre os domínios das Instituições e Participação Democrática e dos Direitos Humanos. Estes domínios contribuem para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo, assim, a identidade e os valores europeus.

Ambos os domínios procuram promover uma cultura de direitos humanos e de liberdades fundamentais, contribuindo para que crianças e jovens adquiram conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam compreender, exercer e defender os Direitos Humanos, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia.

Sendo o dia 10 de dezembro o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Direção-Geral da Educação vai realizar um webinar denominado “Direitos Humanos e Democracia”, no dia 12 de dezembro de 2022, das 18:30h às 19:30h. Pretende-se com este encontro proporcionar aos participantes, alunos, docentes, pais e restante comunidade educativa, novas abordagens, criar um espaço de debate, promovendo o diálogo e contribuindo para a melhoria das práticas nas escolas, no que concerne aos direitos humanos e à democracia.

Palestrantes:

  • Maria Alice Samara - Doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • José Zaluar - Docente de História contemporânea (e Economia) na Faculdade de Letras de Lisboa.

As inscrições não implicam custos, mas são obrigatórias.

Para assistir, deve inscrever-se em: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_lOMD8jH5RjiqGBJHLGU8LQ

A participação neste webinar não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.