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Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde

Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde

A Organização Mundial de Saúde em 2009 definiu como Escola Promotora da Saúde (EPS) “uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A EPS é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde”.

Baseado neste conceito, a Direção-Geral da Educação apresentou o novo Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), que foi homologado por despacho do Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário em 3 de setembro de 2014, com enfoque nas seguintes áreas:

As finalidades deste Programa são:

  • promover a literacia em saúde;
  • promover atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis;
  • valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
  • criar condições ambientais para uma Escola Promotora de Saúde;
  • universalizar o acesso à educação para a saúde em meio escolar;
  • qualificar a oferta da educação para a saúde em meio escolar;
  • consolidar o apoio aos projetos em meio escolar.

 

 

Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde

 

No âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde, da Direção-Geral da Educação, está a ser efetuado um ponto de situação do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde de cada agrupamento de escolas/escola não agrupada.
Neste sentido, pretendemos recolher práticas de referência para efeitos de divulgação nas próximas Jornadas Regionais, a realizar brevemente, e proceder à elaboração de materiais de apoio. Assim, agradecemos que preencham o questionário (link abaixo) , descrevendo de forma sucinta (nas áreas cinzentas, com limite de carateres) uma das áreas de intervenção e o devolvam até ao próximo dia 12 de fevereiro para o email: dseeas@dge.mec.pt
 
Questionário-Ponto da situação PAPES