Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola
Content links
Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola
Projeto de Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola
ENQUADRAMENTO
O Projeto de Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola assenta num processo de cooperação institucional e educativa entre o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (DGE), a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa/Ciberescola da Língua Portuguesa e os Agrupamentos de Escolas (AE) envolvidos.
Este projeto-piloto de inovação educativa visa a disponibilização de cursos de PLNM direcionados a alunos cuja língua materna não é o português e que não estão a usufruir de medidas educativas adequadas nesta área.
Trata-se de um projeto de ensino especializado na área da aprendizagem do português conducente não só à promoção da qualidade educativa, como ao desenvolvimento da formação tecnológica e digital dos alunos envolvidos, com vista ao seu sucesso escolar.
OBJETO
O projeto de Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola consubstancia-se num processo de ensino desenvolvido em regime de blended-learning, com recurso à realização de sessões síncronas, encontrando-se igualmente prevista a realização de sessões presenciais na 1.ª aula e nas aulas em que serão aplicados testes formativos.
Os cursos desenvolvem-se através da dinamização, em tempo real, de um mínimo de 2 aulas de 90/100 minutos por semana, dirigidas a alunos do 2.º ao 12.º ano de escolaridade inseridos em grupos de nível de proficiência linguística - A1, A2 e B1. Cada grupo de nível tem um máximo de 7 alunos cada e poderá incluir alunos de mais do que um AE.
No decurso das aulas, os alunos utilizam os recursos que são preparados para eles e que estão disponibilizados no sítio da Ciberescola (áudios, vídeos, textos, imagens, exercícios interativos e exercícios de escrita de resposta fechada).
O desenvolvimento do projeto em apreço promove ainda a disponibilização de recursos educativos digitais específicos para o ensino e a aquisição/aprendizagem do português como língua não materna aos professores dos Agrupamentos de Escolas envolvidos, bem como de formação específica nesta área de ensino.
METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Este projeto tem sido desenvolvido através de uma linha de ação em espiral, tendo tido o seu início, como projeto-piloto, no ano letivo de 2012/2013.
A integração das escolas neste projeto decorre de um processo de seleção por parte da Direção‑Geral da Educação e encontra-se dependente do número de vagas disponíveis em cada curso, assim como da viabilidade da conciliação dos horários dos alunos de PLNM das diversas escolas envolvidas.
Neste momento, integram o projeto os seguintes Agrupamentos de Escolas:
DSRN – Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto
DSRLVT – Agrupamento de Escolas de Agualva Mira-Sintra
– Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Arrentela
– Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria
DSRAL – Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro
– Agrupamento de Escolas João da Rosa, Olhão
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Sítio da Ciberescola
Apresentação do projeto na 7th International Conference on Computer Supported Education - CSEDU 2015
Webinar - Ciberescola da Língua Portuguesa: autonomia e complementaridade no ensino-aprendizagem de PLE
Sítio do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa