Está aqui
Assess@Learning
Content links
Assess@Learning
O que é o projeto Assess@Learning?
O projeto Assess@Learning é uma experiência europeia cujo objetivo é o de promover a utilização sistemática de práticas de Avaliação Formativa Digital (AFD) nas escolas. Os parceiros do projeto desenvolveram um kit de ferramentas AFD em linha com orientações práticas para diretores de estabelecimentos de educação e de ensino, professores, alunos, pais/encarregados de educação e decisores políticos. O kit de ferramentas será testado em cinco países em ensaios aleatórios controlados.
O projeto (2019-2023) é cofinanciado pelo Programa da Comissão Europeia Erasmus+, envolve parceiros da Bélgica, da Estónia, da Finlândia, da Grécia, de Itália, de Espanha, de Portugal e do Reino Unido e é coordenado pela European Schoolnet.
De que trata o projeto?
Durante a primeira fase do projeto, os nove parceiros desenvolveram um kit de ferramentas em linha que fornece orientações sobre a AFD, incluindo exemplos práticos para escolas, tais como: e-portfólios, diários digitais, votação na sala de aula, painéis e ferramentas de monitorização e jogos digitais.
Na segunda fase do projeto, alunos, professores, diretores de estabelecimentos de educação e de ensino e pais/encarregados de educação de escolas selecionadas aleatoriamente nos cinco países onde os ensaios decorrerão (Estónia, Finlândia, Grécia, Portugal, Espanha) testaram o kit de ferramentas. Paralelamente, efetuou-se uma análise qualitativa com alunos, a fim de garantir que tinham uma voz ativa em todo o projeto, no decurso de eventos denominados “Laboratórios de Diálogo”, nomeadamente “Laboratórios de Diálogo com Alunos” e “Laboratórios de Diálogo Nacionais”.
Em Portugal e nos restantes países parceiros foram dinamizados todos os “Laboratórios de Diálogo” previstos.
A 12 de março de 2021 realizou-se o primeiro “Laboratório de Diálogo com Alunos”, que aconteceu online por força do contexto de pandemia. Trinta e um alunos do 7.º ano de escolaridade, expuseram e discutiram os seus pontos de vista e as suas preferências acerca da aprendizagem e avaliação em geral, e a AFD em particular.
Catorze destes alunos participaram também no primeiro “Laboratório de Diálogo Nacional”, que se realizou a 12 de abril de 2021, igualmente por videoconferência, juntamente com decisores políticos, diretores de estabelecimentos de educação e de ensino, representantes de pais/encarregados de educação, representantes de associações de professores, representantes das autarquias, investigadores e outros intervenientes no processo de educação. Pretendeu-se envolver os diferentes participantes em diálogos sobre AFD. Ambos os “Laboratórios de Diálogo” implementados decorreram de forma muito positiva; todos os envolvidos participaram entusiasticamente na discussão e manifestaram o seu agrado perante a iniciativa, especialmente no que diz respeito ao diálogo entre os diversos intervenientes no processo educativo e à temática em discussão.
O segundo “Laboratório de Diálogo Nacional” decorreu a 20 de janeiro de 2022 e contou com a participação de trinta intervenientes, que refletiram e debateram os seus pontos de vista sobre a temática da Avaliação Formativa (AF) e da AFD.
A 13 de outubro de 2022, realizou-se o terceiro e último “Laboratório de Diálogo Nacional”, no decurso do qual vinte participantes deram continuidade ao pressuposto dos laboratórios, expondo pontos de vista e refletindo sobre os diferentes temas abordados na sessão.
A 28 de outubro de 2022, teve lugar o segundo “Laboratório de Diálogo com Alunos”, que contou com a presença de catorze alunos, os quais expuseram e debateram os seus pontos de vista, à semelhança do que aconteceu no primeiro Laboratório destinado a dar voz aos alunos.
A realização destes laboratórios permitiu gerar sinergias e sentido de comunidade de pertença relativamente a qualquer forma de pensar inovadora emergente do diálogo, contribuindo para uma noção de propósito, interesse sustentado e partilha de responsabilidade no que diz respeito às conclusões resultantes dos trabalhos e de novas perspetivas da AF e da AFD.
O kit de ferramentas será lançado como um recurso educativo aberto em várias línguas, para ser reutilizado e adaptado, no dia 10 de fevereiro de 2023. Os relatórios de avaliação ficarão disponíveis em linha no final da experiência para os diversos públicos, contendo informações baseadas em dados rigorosos, a par de um estudo sobre o impacto social da AFD.
O que é a avaliação formativa digital (AFD)?
“A avaliação formativa digital refere-se a todas as características de um ambiente de aprendizagem digital que apoiam a avaliação do progresso dos alunos e que fornecem informações para serem utilizadas como feedback para modificar as atividades de ensino e aprendizagem nas quais os alunos estão envolvidos. A avaliação torna-se formativa quando os resultados de aprendizagem são efetivamente utilizados pelos professores e alunos para adaptar as próximas etapas no processo de aprendizagem” - Janet Looney, Assess@Learning Literature Review, 2019.
Parceiros do projeto
• EUN Partnership aisbl, Bélgica
• Ministério da Educação e Ciência, Portugal
• Ministerio de Education, Cultura y Deporte, Espanha
• Finnish National Agency of Education (Opetushallitus), Finlândia
• Hariduse Infotehnoloogia Sihtasutus (HITSA), Estónia
• Institouto Technologias Ypologiston kai Ekdoseon Diofantos,
• Fondazione Bruno Kessler (IRVAPP), Itália
• University of Glasgow, Reino Unido
• The Queen’s University of Belfast, Reino Unido
Tem comentários, perguntas? Contacte o projeto através do seguinte e-mail: assessatlearning@eun.org
Produtos do projeto
Mais sobre avaliação formativa digital
Why there is no such thing as a formative assessment
Material de divulgação:
- Vídeos
Assess@Learning - Learning is...
Assess@Learning - Assessment is...
Assess@Learning - Assessment is sometimes challenging because...
Promoção do conceito de Avaliação Formativa Digital: