Está aqui

Da Escola para a Escola

Da Escola para a Escola

Espaço na para divulgação de boas práticas, materiais produzidos pelos professores, projetos específicos

 

  • Para uma história da (re)construção do Projeto Curricular do Agrupamento de Escolas de Paredes

Texto de Camila Sousa, Carlinda Leite, Fátima Carvalho,Fátima Sousa, Fernanda Magalhães, Helena Aroso Manuela Meireles, Laura Guimarães, Máxima Santos,  Olga Seabra, Olinda Pinto.

A (re)contrução do projeto curricular deste Agrupamento pretendeu fomentar a implicação dos professores nos processos de decisão curricular, acionando para isso o envolvimento dos departamentos num trabalho conjunto capaz de aprofundar a identidade ao Agrupamento e de gerar processos de melhoria da qualidade da formação escolar das crianças e jovens e de resolução de problemas e de situações com que convive.


 

  • SER + no mundo da escola: projeto de promoção do clima psicossocial

Texto de Marisa Carvalho e Maria Céu Taveira

Projeto de investigação-acção em curso no Agrupamento de Escolas de Toutosa que tem o objetivo de contribuir para a melhoria do clima psicossocial existente e para a consequente redução das situações de indisciplina.


 

  • Diário de Turma: uma experiências, as realidades

Texto de Márcia de Bessa Ferreira

Trabalho que surge na sequência de uma experiência - o Diário de Turma - repetida em escolas diferentes, com alunos do mesmo ano de escolaridade, que pôs em evidência realidades distintas e vivências semelhantes.


 

  • Controlo da Qualidade Alimentar nas escolas secundárias

Texto de Ana Paula Silva Correia

Reflexão sobre a leccionação da disciplina de Controlo da Qualidade Alimentar no curso profissional de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar.


 

  • Em tempos que já lá vão...

Texto de Maria Manuela Monteiro

Relatório redigido no âmbito de um portefólio reflexivo, elaborado ao longo da carreira desta professora do 1.º ciclo.


 

  • Arte, Intervenção e Resistência

Texto de Alberto Costa

Projecto que explorou a temática da intervenção social e política da arte, tendo sido desenvolvido interdisciplinarmente pela turma do 6.º E do Agrupamento de Escolas do Vale do Tamel.


 

  • Para uma taxonomia dos objectivos cognitivos em Área de Integração

Texto de Miguel Soares de Albergaria

Apresenta-se neste texto um instrumento prático de apoio à escolha dos objetivos cognitivos de cada módulo de Área de Integração nos cursos do ensino profissional de nível III.


 

  • Plataforma e-lab potencia o ensino/aprendizagem das ciências no ensino básico e secundário

Texto de Sérgio Leal, Horácio Fernandes e João Paulo Leal

A plataforma de ensino e-lab é um laboratório real controlado remotamente e que visa promover competências científicas e incrementar o interesse dos alunos pelas ciências.


 

  • Articulação curricular entre o 3º. ciclo do ensino básico e o ensino secundário

Texto de Inês Cardoso

Artigo sobre a forma como a Escola Secundário de Rio Tinto encarou a necessidade de garantir a sequencialidade das materias e da articulação de conteúdos entre os diferentes níveis de ensino. Consulte


 

  • Núcleo de Estudos 25 de Abril

Texto de Amadeu José Faria

Projecto desenvolvido no Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros, através do qual se pretendeu divulgar os valores da revolução de Abril na comunidade.


 

  • Gostava de vos contar esta história daqui a dez anos....porque SOU DiFerEnte

Texto de Rosário Ferreira

Artigo apresentado num formato pouco habitual, com um "autor" presente, fazendo uma descrição afectiva de vivências, onde se pretende averbar a perspectiva história que permite que hoje se fale em educação inclusiva, equidade e oportunidade de igualdades para todos.


 

  • Alunos da Escola Profissional de Fermil estão satisfeitos com funcionamento da mesma

Texto de Patrícia Sampaio

No ano letivo de 2009/2010 foi elaborado um inquérito por um grupo de alunos da turma de Técnico de Instalações Elétricas, do 10.º ano, no âmbito da disciplina de Matemática, com a finalidade de conhecer a opinião dos alunos sobre o funcionamento da escola.


 

  • Intervenção: programa de resolução de conflitos

Texto de Celina Arroz

Projecto de resolução de conflitos na Escola Básica Vasco da Gama de Sines, dirigido a alunos e a Auxiliares da Acção Educativa, que teve como objectivo ajudar os alunos a alterarem comportamentos violentos (físicos e verbais) que ocorriam, principalmente, durante os intervalos das aulas e em capacitar as Auxiliares da Ação Educativa com competências sociais para melhor gerirem as situações de conflito entre os alunos.


 

  • A importância da comunidade no processo artístico

Texto de Maria Genoveva Oliveira

A parceria entre o Museu Berardo e a Escola  EB 2,3/Secundária de Maceira permitiu uma relação diferente dos alunos com a escola, com a comunidade onde habitavam e uma diferente percepção em relação ao processo artístico.


 

  • SB Design - um projecto inovador

Texto de Fernando Tavares Ferreira

O projecto SB Design, dinamizado por alunos do curso profissional  de Técnico Multimédia,  foi criado em 2008, na Escola Secundária Soares Basto, de Oliveira de Azeméis, para responder às constantes necessidades que se iam sentindo no concelho a nível de design, imagem, publicidade e divulgação de eventos.


 

  • Perspectivas de integração multicultural no Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa

Texto de Agostinho Arranca

Numa fase em que chegavam a Portugal muitos cidadãos de outras nacionalidades, principalmente dos países do Leste Europeu, o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa    vê-se perante um desafio de integração e de garantia do sucesso educativo destes alunos.


 

  • Em busca do sucesso educativo

Texto de Maria Isabel Gonçalves

Como proporcionar um ambiente escolar em que as crianças com um ritmo de trabalho mais rápido pudessem avançar, de forma mais autónoma e cooperativa e, ao mesmo tempo, ter espaço para apoiar os que têm mais dificuldades? A organização da sala desta professora do 1.º ciclo procura responder a esta difícil questão.


 

  • A turma da Isabelinha - organização da sala de aula

Texto de Isabel Costa Belo

Como organizar a sala de aula de uma turma do 1.ºciclo com base no modelo do Movimento da Escola Moderna de forma a permitir que os alunos realizem as atividades em diferentes modalidades de trabalho?


 

  • Organizar para melhorar: equipas educativas no Agrupamento de Escolas de Real

Texto de Zita Esteves e de Joaquim Machado

Neste artigo, descreve-se de uma forma sucinta o modelo de organização da escola por Equipas Educativas, apresentando-se a estrutura de Coordenação de Docentes de Ano e destacando-se as vantagens e oportunidades desta inovação organizacional para a reestruturação da gestão pedagógica intermédia.


 

  • Ruas da minha cidade

Texto de José Sampaio

Desafio pedagógico, que tem como objetivo o conhecimento de Viseu, desenvolvendo  nos alunos o respeito e a estima pela herança do lugar onde vivem- rua/cidade.


 

  • Meta-representação de conhecimento: dos fantoches à promoção e educação para a saúde.

Neste projeto do Agrupamento de Escolas da Murtosa destaca-se o emergente conceito de Ludicidade no qual o trabalho e o estudo representam atividades divertidas. Consulte a descrição completa do projeto e fotos em: http://www.pamf.edu.pt


 

  • Viver em Guimarães é bom

Os formandos da Educação e Formação de Adultos da Escola EB 2,3 Gil Vicente realizaram um inquérito sobre a opinião dos Vimaranenses relativamente à qualidade de vida urbana em Guimarães, no domínio ambiental. O trabalho enquadra-se no tema de vida “Ambiente” no âmbito das Novas Oportunidades e é da autoria de Patrícia Sampaio, da Escola EB 2,3 Gil Vicente, Mestre em Tecnologia Educativa.


 

  • Projecto Ciência Saudável

A professora Anabela Viegas, da EBI de Campia, desenvolve o projeto "Embebido em ciência saudável", com a realização de várias atividades que demonstram, de uma forma atrativa, a importância da cultura científica e dos hábitos de vida saudáveis. Para visitar o projeto entre em http://escola.ebi-campia.rcts.pt/ ou diretamente no painel: http://escola.ebi-campia.rcts.pt/index.php?option=com_content&view=artic...

 

  •  O Blog do Curso Profissional de Terras de Bouro: Painel da Estatística

Uma das turmas do 10º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Rural e Ambiental da escola EB 2,3/S Padre Martins Capela, Terras de Bouro, criou um Blog para divulgação do seu trabalho de Projeto, que designou de "Painel de Estatística": http://estatisticanaescola.blogspot.com, disponível também na página oficial da escola.
O Projeto pretende analisar a literacia estatística dos alunos e proporcionar instrumentos relacionados com a compreensão, a utilização e o ensino da Estatística.


 

  • Cancioneiro Popular - um tesouro a descobrir

O Agrupamento de escolas Guilherme Stephens, com a colaboração da Clave de Soft, desenvolveu um projeto aliando as novas tecnologias à expressão musical, que deu origem ao CD contendo canções do nosso património cultural.