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Pensar, Falar, Fazer Educação

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Pensar, Falar, Fazer Educação

Espaço para divulgar artigos teóricos

 

  • A materialidade do livro na obra infantil de Monteiro Lobato

Texto de Maria da Graça Pimentel de Almeida

Quando a atenção de uma criança se dirige para um determinado livro, tal facto é motivado por aspetos aparentemente tão prosaicos como a forma, a capa, o peso ou o tipo de papel. Na obra de Monteiro Lobato, tudo é material, concreto, palpável.


 

  • Globalização, Formação e Aprendizagem

Texto de Maria Helena Sousa Leite

Estes três conceitos, tão profundos, quando intrinsecamente relacionados, giram em torno de um outro conceito, igualmente abrangente, que não se pode descurar: cidadania.


 

  • A aprendizagem de línguas: multilinguísmo e mobilidade na Europa

Texto de Catarina Castro

Neste artigo procura-se reflectir sobre algumas alterações que têm condicionado o surgimento de novas necessidades educativas e profissionais e conduzido a uma redefinição de competências a desenvolver pelos cidadãos europeus.
Analisar-se-á, em particular, a importância que é dada à aprendizagem de línguas na Europa.


 

  • Violência Escolar: Caminhos de intervenção

Texto de Aura Helena Ramos

"(..) se a violência emerge das injustiças e disparidades sociais, isso não nos exime nem impede de construir formas pedagógicas que intervenham no problema."


 

  • A escola como organização: cultura, culturas e contextos e a violência

Texto de Maria do Céu Santos Antunes

"De facto, à organização/instituição “escola”surge inevitavelmente associada a dimensão cultural, quer no sentido mais lato, quer no sentido mais restrito importando, sobretudo, perceber de que forma essa dimensão contribui para o sucesso ou não da organização propriamente dita, como é a escola vista e que efeitos se esperam que produza."


 

  • Crescer vivendo-Uma professora no papel do Principezinho

Texto de Patricia Sampaio, professora da Escola EB2,3 Gil Vicente, Guimarães

Texto que explora a temática do que é ser professor do ponto de vista da sua complexidade e controvérsia: sendo certo que o ensino é um dos principais agentes de socialização e desenvolvimento intelectual, comporta um lado artístico.


 

  • Educação, Cidade e Desenvolvimento

Texto de Mariana Gaio Alves, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Investigadora e membro da Comissão Coordenadora da Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento e Elisabete Xavier Gomes, doutoranda em Ciências da Educação e Investigadora da Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento  da UNL

Trabalho sobre as possibilidades dos processos de educação dentro e fora da escola que ocorrem no contexto das cidades contemporâneas e sobre a necessária reconceptualização do conceito de educação e a relação entre educação, cidade e desenvolvimento.


 

  • Repensar a área de projecto

Texto de Patrícia Sampaio, professora de Matemática do ensino secundário na Escola EB2,3/Sec Padre Martins Capela, Mestre em Tecnologia Educativa

“Repensar a área de projecto” é uma investigação que tem como objectivo identificar as dificuldades dos professores na operacionalização das actividades deste espaço curricular.


 

  • Literacia Emocional na escola

Texto de Maria Helena Sousa, professora na Escola EB 2,3 de Caldas das Taipas, Guimarães, Mestre em Ciências da Educação do Desporto e Post-graduada em Administração Escolar

O trabalho que se apresenta resultou de uma acção de formação na escola sobre a temática da literacia emocional e oferece um contributo para uma reflexão sobre as relações pedagógicas, pessoais e sociais em contexto educativo.


 

  • Clube de Jornal Escolar - um projecto englobante

Texto de João Faria, professor na EB 2,3 Ruy Beloas Modernas e mestre em Estudos de Teatro.

A importância do Clube do Jornal escolar na dinâmica da comunidade educativa.


 

  • Inspecção e a educação: representações de Educadores de Infância.

Texto de Cara de Fátima Moreira Lucas, Inspectora do Quadro da Inspecção-geral da Educação do Algarve

Trabalho onde se apresenta o resultado de uma investigação levada a cabo em jardins de infância da rede pública do Algarve e pretende oferecer um contributo para o conhecimento das representações dos inspeccionados acerca da actuação dos inspectores e da acção da inspecção. Consulte ...