Está aqui

Campanha “Escola Electrão”

Content links

Campanha “Escola Electrão”

Prazo de inscrição: 6 de novembro a 18 de dezembro de 2015

Os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) constituem o tipo de resíduos com o maior crescimento na União Europeia. Cada cidadão europeu gera, em média, 14 quilogramas de REEE por ano, segundo a Comissão Europeia, embora outros estudos apontem para valores superiores.

Um dos problemas associado ao fluxo dos REEE é a presença de substâncias perigosas para o ambiente a saúde. Como exemplos, podem-se referir o arsénio, o chumbo, o cádmio, o crómio, o mercúrio, o cloreto de polivinil e os clorofluorcarbonos, entre outros.

O problema é tão grave que em 2006 saiu uma diretiva comunitária proibindo que os novos equipamentos contenham algumas das substâncias acima referenciadas.

A campanha “Escola Electrão”, promovida pela AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), com a colaboração da Direção-Geral da Educação, pretende sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para o correto encaminhamento dos Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pelo efeito combinado de ações de divulgação e da participação numa campanha interescolar.

Esta campanha regressa este ano letivo às escolas e destina-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

O período de candidatura das Escolas decorre de 6 de novembro a 18 de dezembro de 2015 através do site www.electrao.pt, no qual se encontra o regulamento, ficha de candidatura, materiais didáticos e outras informações adicionais.

Respeitando a autonomia pedagógica das escolas, nomeadamente o seu Projeto Educativo, a Direção-Geral da Educação convida as escolas a associar-se a esta iniciativa, que se enquadra no contexto da Educação Ambiental para a Sustentabilidade que as escolas têm vindo a promover.