Está aqui

46º Festival Internacional Infantil «Joy of Europe» 2015

Content links

46º Festival Internacional Infantil «Joy of Europe» 2015

A Embaixada da República da Sérvia endereçou ao Governo Português o convite para a participação de um grupo de 15 crianças portuguesas no 46º Festival Internacional Infantil, «Joy of Europe 2015», a realizar-se entre os dias 2 e 5 de outubro do corrente ano, em Belgrado.

O Festival “Joy of Europe”, realizado pela primeira vez em 1969, é organizado e promovido pela Câmara Municipal de Belgrado, em parceria com o Centro Infantil desta cidade, e destina-se a crianças entre os 7 e 14 anos. PLAY (jogo/brincadeira) é o tema deste ano, foi retirado da obra “Dictionary of friendship”, de Dusko Radovic”, um dos mais importantes autores sérvios, o qual em 1969 compôs o “Dictionary of friendship”, escolhendo quinze das “mais bonitas palavras para crianças”: criança, Europa, jogo, livro, amor, mãe, paz, canção, pai, amigo, pássaro, alegria, liberdade e sol.

As escolas de dança, música e teatro, centros culturais, clubes e associações, com reconhecimento nacional e/ou internacional, em competições, festivais, concursos ou outras iniciativas similares, da sua excelência, podem candidatar-se com grupos até 15 alunos/crianças. As entidades interessadas em participar neste festival, terão de preencher um formulário, disponível no sítio de internet http://www.dkcb.rs/ioy-of-europe-propositions/, e enviá-lo, através de correio eletrónico, para os seguintes endereços de email do Children’s Culture Centre Belgrade, ivana.tabori@dkcb.rs; info@dkcb.rs. A data limite para a inscrição dos grupos é o dia 10 de maio de 2015. Os promotores deste festival alertam que não serão aceites candidaturas enviadas após esta data limite. Acrescentam que cada país só pode ser representado por um grupo de crianças, pedindo que cada país participante apresente duas ou, se possível, três candidaturas.

O Festival «Joy of Europe» tem o seguinte programa (etapas básicas desta iniciativa):

“Carnaval – os participantes mascarados desfilam pelo centro da cidade de Belgrado.
Cerimónia de abertura e entrega de prémios – na galeria, XVII Competição Internacional de desenho e pintura “Joy of Europe”
Encontros de Amizade – concertos no Children’s Culture Centre de Belgrado (os grupos têm de preparar uma apresentação com duração até 10 minutos; eles podem interpretar música).
Concerto de Gala – a realizar-se no Sava Centre (os grupos têm de preparar uma apresentação com duração até 3 minutos, mas todos as partes vocais e instrumentais da interpretação têm de ser pré-gravadas em estúdio – é obrigatório o playback total).
O grupo de crianças portuguesas, selecionado para participar neste festival, terá de se deslocar a Belgrado, acompanhado por dois adultos, sendo os custos com a deslocação da responsabilidade dos participantes. No caso de as crianças realizarem a viagem de autocarro, os gastos em combustível, dos percursos em Belgrado, serão reembolsados pela organização; a dormida para dois motoristas também será oferecida pelos promotores desta iniciativa.

«[U]ma vez que a essência deste encontro é o convívio, estabelecer amizades duradouras e conhecer outras culturas», cada criança será acolhida, durante a sua estadia na Republica da Sérvia, por uma família de um aluno de uma escola de artes de Belgrado. Os dois adultos acompanhantes do grupo serão alojados num hotel, em regime de meia pensão, sendo esta despesa da responsabilidade da organização do «Joy of Europe».

O grupo selecionado terá de apresentar no festival um pequeno espetáculo, que não exceda os 10 minutos, e «pode ser de dança (clássica, tradicional, jazz ou contemporânea), teatro ou música (grupo vocal ou coro), mas também tem de ter um caráter multimédia».

No concurso, podem participar crianças dos 4 aos 18 anos, de qualquer nacionalidade, que frequentem a Educação Pré-escolar, Agrupamentos de Escolas (Ensino Básico e Secundário) e Escolas não Agrupadas, estúdios de arte e centros culturais para crianças, instituições e associações similares.

O concurso tem as seguintes condições de participação:

Os trabalhos a apresentar são de técnica e tema livre;
Devem ser realizados em formato A3 (297x420 mm);
Não devem estar emoldurados, nem devem necessitar de montagem, porque podem danificar-se;
Os trabalhos em três dimensões, nomeadamente, escultura, cerâmica, ou mosaico, não são aceites neste concurso;
As obras a concurso devem ser originais, criadas em 2014 ou 2015, e não devem ter estado expostas noutras competições e/ou exposições internacionais;
Os participantes individuais devem apresentar apenas uma obra;
As associações e instituições podem apresentar até 20 trabalhos de diferentes autores;
As obras apresentadas não serão devolvidas. Relativamente aos prazos de inscrição, a data limite para participação é o dia 1 de julho de 2015, e os trabalhos deverão ser enviados por correio, devidamente identificados com o formulário de candidatura, para o seguinte endereço: Dečji centar kulturni Beograd, Takovska 8 11000 Belgrado, Sérvia.

Os trabalhos recebidos serão avaliados por um júri constituído por especialistas, que procederá à seleção das peças para exposição e atribuirá prémios em duas categorias, individual e coletivo, em cada um dos cinco grupos etários abaixo indicados:

Grupo 1 - dos 4 aos 6;
Grupo 2 - dos 7 aos 9;
Grupo 3 - dos 10 aos 12;
Grupo 4 - dos 13 aos 15;
Grupo 5 - dos 16 aos 18.O Júri pode, ainda, conferir menções honrosas.
Também serão atribuídos prémios especiais, aos professores que utilizem metodologias inovadoras na sua prática pedagógica, para fomentar e desenvolver as aptidões artísticas das crianças.

Os vencedores individuais dos primeiros prémios dos cinco grupos etários serão convidados para o Festival «Joy of Europe» em Belgrado.

Os referidos prémios serão entregues na cerimónia de inauguração da exposição com obras deste concurso que se realizará no dia 2 de outubro do corrente ano. As despesas com a estadia dos vencedores, em Belgrado, são oferecidas pela organização desta iniciativa. Os custos com a viagem de ida e volta a Belgrado são da responsabilidade dos participantes vencedores.