Está aqui

46º Festival Internacional Infantil «Joy of Europe» 2017

Content links

46º Festival Internacional Infantil «Joy of Europe» 2017

A Embaixada da República da Sérvia endereçou, uma vez mais, ao Governo Português o convite para a participação de um grupo de 15 crianças e jovens na 48ª edição do Festival Internacional Infantil, «Joy of Europe 2017», a realizar-se entre os dias 2 e 5 de outubro do corrente ano, em Belgrado.

O Festival “Joy of Europe”, realizado pela primeira vez em 1969, é organizado e promovido pela Câmara Municipal de Belgrado, em parceria com o Centro Cultural Infantil desta cidade. O Festival recebeu o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, da União Europeia.

Podem candidatar-se escolas de artes performativas, centros culturais, clubes e associações, com reconhecimento nacional e/ou internacional em competições, festivais, concursos ou outras iniciativas similares. As áreas de apresentação incluídas na competição são a dança (clássica, tradicional, jazz ou contemporânea), a música (grupo vocal ou coro) ou performances multimédia. Os grupos candidatos não deverão exceder 15 elementos e deverão ser compostos por crianças e/ou jovens ente os 7 e os 14 anos de idade.

Uma vez que os objetivos desta iniciativa passam pelo convívio, o estabelecimento de amizades duradouras e o contacto com novas culturas, as crianças e jovens serão acolhidas(os) por famílias com crianças ou jovens da sua idade (uma por família). A organização assume as despesas de alojamento dos dois adultos acompanhantes.

Programa da iniciativa:

  • Carnaval – Desfile dos participantes com trajes pelo centro da cidade de Belgrado;
  • Encontros da Amizade – Concertos no Centro Cultural Infantil de Belgrado (apresentações com duração até 10 minutos. As apresentações de música podem ser ao vivo);
  • Dia desportivo – Desportos e atividades interativas;
  • Concerto de Gala – A realizar-se no Sava Centre (apresentações com duração até 3 minutos. Todas as partes vocais e instrumentais da interpretação têm de ser pré-gravadas em estúdio – é obrigatório o playback total);
  • Exposição dos trabalhos premiados do 19º Concurso Internacional de Belas Artes "Joy of Europe” – Na galeria do Centro Cultural Infantil de Belgrado.

As entidades interessadas, deverão preencher um formulário, disponível no sítio de internet http://www.dkcb.rs/ioy-of-europe-propositions/, e enviá-lo, juntamente com um vídeo da apresentação destinada ao Concerto de Gala com a duração de 3 minutos, ambos em formato digital, através de correio eletrónico, para os seguintes endereços: ivana.tabori@dkcb.rs ou info@dkcb.rs.

A data limite para a inscrição dos grupos é o dia 10 de maio de 2017. Os promotores deste festival alertam que não serão aceites candidaturas enviadas após esta data limite.

Para informações mais detalhadas do evento, ou do processo de candidatura, consulte a página oficial da iniciativa em: http://www.dkcb.rs/joy-of-europe/.

 

19º Concurso Internacional de Belas Artes "Joy of Europe”

Paralelamente ao Festival decorrerá o 19º Concurso Internacional de Belas Artes "Joy of Europe”. “De ano para ano, obras premiadas, de crianças e jovens, sensibilizam tanto o público em geral como o público especializado para esta forma de expressão artística.”

Pela ocasião do primeiro Festival Internacional Infantil «Joy of Europe», um dos mais importantes autores sérvio, Dusko Radovic, compilou o intitulado “Dictionary of friendship”, escolhendo quinze das “mais bonitas palavras para crianças”: criança, europa, jogo, livro, amor, mãe, paz, canção, pai, amigo, pássaro, alegria, liberdade e sol.

No concurso, podem participar crianças dos 4 aos 18 anos, de qualquer nacionalidade, a título individual ou através dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas (Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário), outros estabelecimentos de ensino, estúdios de arte, centros culturais para crianças ou instituições e associações similares.

O concurso tem as seguintes condições de participação:

  • O tema deverá ser selecionado das palavras do “Dicionário da Amizade”;
  • Os trabalhos a apresentar são de técnica e tema livre;
  • Devem ser realizados em formato A3 (297x420 mm);
  • Não devem estar emoldurados, nem devem necessitar de montagem, dado o risco de se danificarem;
  • Os trabalhos em três dimensões, nomeadamente, escultura, cerâmica, ou mosaico, não são aceites neste concurso;
  • As obras a concurso devem ser originais, criadas em 2016 e 2017, e não devem ter estado expostas noutras competições e/ou exposições internacionais;
  • Os participantes individuais podem apresentar até 3 trabalhos de técnicas diferentes;
  • As associações e instituições podem apresentar até 20 trabalhos de diferentes autores;
  • As obras apresentadas não serão devolvidas.

A data limite de participação é o dia 1 de julho de 2017 e os trabalhos deverão ser enviados por correio, devidamente identificados com o formulário de candidatura, para o seguinte endereço: Dečji centar kulturni Beograd, Takovska 8 11000 Belgrado, Sérvia.

Os trabalhos recebidos serão avaliados por um júri constituído por especialistas, que procederá à seleção das peças para exposição e atribuirá prémios em duas categorias, individual e coletivo, em cada um dos cinco grupos etários abaixo indicados:

  • Grupo 1 - dos 4 aos 6;
  • Grupo 2 - dos 7 aos 9;
  • Grupo 3 - dos 10 aos 12;
  • Grupo 4 - dos 13 aos 15;
  • Grupo 5 - dos 16 aos 18.

O Júri pode, ainda, conferir menções honrosas.

Serão também atribuídos prémios especiais, aos professores que utilizem metodologias inovadoras na sua prática pedagógica, para fomentar e desenvolver as aptidões artísticas das crianças.

Os vencedores individuais dos primeiros prémios dos cinco grupos etários serão convidados para o Festival «Joy of Europe» em Belgrado, entre os dias 2 e 5 de outubro de 2017.

Os referidos prémios serão entregues na cerimónia de inauguração da exposição com obras deste concurso. As despesas com a estadia dos vencedores em Belgrado serão suportadas pela organização. Os custos de deslocação a Belgrado são da responsabilidade dos participantes vencedores.

Para mais informação contactar Lidija Senicar, editora do concurso de desenho e pintura.

Children’s Cultural Center Belgrade.

Takovska 8, Belgrade.