Está aqui

ACD do PEEA em Mira-Sintra e Cadaval

Content links

ACD do PEEA em Mira-Sintra e Cadaval

A Natureza das Coisas | Caixa de Imagens do Mundo 
ÁRVORES

Nos dias 17 e 24 de fevereiro realizaram-se as Ações de Curta Duração sobre o tema Árvores da Natureza das Coisas, na Escola EB D. Domingos Jardo (AE Agualva Mira-Sintra) com o CFAE Cacém/Queluz e na Escola Básica e Secundária do Cadaval (AE do Cadaval) com o CFAE Centro-Oeste, respetivamente.

A Natureza das Coisas é um projeto do Programa de Educação Estética e Artística, que está ancorado na Caixa de Imagens do Mundo que abarca outros projetos destinados à construção de recursos educativos no âmbito da Educação Artística. No seu ideário está a procura na ação poética, no ampliar dos conhecimentos, desafiando temas que permitam contemplar, observar o mundo que nos rodeia, inquerir sobre as relações do meio natural, os problemas e a consciência ambiental, potenciando a sensibilidade estética, os processos criativos e a apresentação de ideias.

As árvores são as maiores, mais antigas e complexas plantas da terra. Elas existem desde há 350 milhões de anos e cobrem cerca de um terço da superfície do planeta com mais de 73 000 espécies diferentes. Estes seres vivos complexos, sempre foram importantes para nós, pois são centrais na nossa existência de diferentes modos, mas também pela suas caraterísticas, atributos e beleza. Ao longo da nossa vida elas podem acompanhar a nossa existência, mas também estarem presentes durante milénios num local. O estudo das árvores, das relações com todos os eventos da natureza e com a humanidade, podem ser como aventuras; no prazer pelo descobrir e conhecer, relacionar o infinitamente pequeno com o infinitamente grande.

Deste modo, observar, compreender, colecionar, organizar, classificar objetos e padrões da natureza pretendem indicar estratégias para atingir as Aprendizagens Essenciais, nas diferentes componentes do currículo, dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Este projeto tem um conjunto de ações para a aprendizagem, cujas tarefas são idealizadas a partir da descoberta do mundo natural. Uma descoberta que leva à compreensão do mundo e dos seus fenómenos, mediante a experiência direta com o natural e o apelo ao saber sensitivo e conceptual. Levar os alunos a questionar o que os rodeia, contemplar e maravilhar. Maravilhar, para indagar, para conhecer, para construir. Construir conhecimento, para criar ferramentas para o exercício de uma cidadania plena, com uma educação para a sustentabilidade.