Está aqui

Conferência «O Papel da Escola na Fruição dos Universos Culturais»

Content links

Conferência «O Papel da Escola na Fruição dos Universos Culturais»

09 de julho de 2015
Cine Teatro Municipal | Rio Maior

No próximo dia 09 de julho, realizar-se-á a segunda conferência da 4.ª edição do Ciclo de Conferências “O Papel da Escola na Fruição dos Universos Culturais", organizada pela Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação (DGE), Ministério da Educação e Ciência (MEC), e com financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT), no âmbito do Estudo «Impacto das Políticas Públicas na Área da Educação Artística».

Este Ciclo tem como finalidade fazer um balanço sobre o modo como os diferentes intervenientes vivenciaram o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) em contexto escolar. Neste contexto, o conjunto de conferências tem como objetivo dar voz aos docentes, aos responsáveis de diferentes instituições culturais e às crianças, procurando debater e refletir as implicações das aprendizagens das artes em estreita colaboração com a cultura. Pretende-se saber como é que a escola pode ensinar as diferentes formas de arte, investindo as crianças e jovens de saberes para a fruição dos vários universos culturais, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo.

Esta segunda conferência, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior e com o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, contará com a presença de Isaura Morais, Presidente do Município de Rio Maior, Eulália Alexandre, Subdiretora – Geral da Educação, Natália Pais, Consultora do Serviço Educativo do Centro Cultural de Cascais e Alexandre Canadas, Diretor do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal. Para além das individualidades referidas, contará ainda com a participação da Equipa de Educação Artística e de alguns docentes do mesmo Agrupamento, que participarão num Painel sobre as Práticas de Educação Artística nos contextos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, moderado por Helder Pais, Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular da DGE.

Consulte aqui o programa da conferência.