Está aqui

Encontro Regional do PEEA | Trás-os-Montes

Content links

Encontro Regional do PEEA | Trás-os-Montes

Macedo de Cavaleiros e Mirandela

A Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação (DGE), nos dias 28 e 29 de junho, promoveu um Encontro Regional do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) em Trás-os-Montes — um território singular na educação, na arte e na cultura. 

Este encontro, dinamizado pela embaixadora de Bragança Inês Falcão, teve início em Macedo de Cavaleiros com a assinatura de Protocolo de colaboração entre a DGE|PEEA e a Câmara Municipal. Contou com a presença da Subdiretora-Geral da Educação Maria João Horta, o Presidente do Município Benjamim Rodrigues, a Coordenadora do Programa Carla Rosa e o Diretor do Agrupamento de Escolas Paulo Dias, no auditório do Centro Cultural desta cidade. Para assinalar a importância do acordo os alunos do AE de Macedo de Cavaleiros apresentaram um momento musical de extraordinária qualidade.

Em seguida, realizou-se uma visita à exposição de trabalhos dos alunos do 1.º ciclo, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, na Biblioteca Municipal. O momento contou com a presença de professores e alunos, que apresentaram os seus trabalhos, alusivos à mostra das práticas educativas que contemplam diferentes áreas do conhecimento.

Em continuidade, na Escola Básica, do referido AE, a Equipa de Educação Artística da DGE apresentou mais uma atividade do recurso educativo do PEEA, a uma turma do 3.º ano, A Natureza das Coisas — Caixa de Imagens do Mundo. A ação promovida junto dos alunos abordou o tema do Azul na natureza e no mundo que nos rodeia. 

Mais tarde foi inaugurada a exposição, no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros, de trabalhos realizados pelas crianças e alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, que participaram na iniciativa PEEA, O Museu Vai à Escola, por ocasião do Dia Internacional dos Museus.

Posteriormente, já em Podence, este evento marcou presença na Casa do Careto, onde se pode ver a tradição de uma prática social associada ao final do inverno e à chegada da primavera, hoje considerada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. E, por fim, neste primeiro dia o encontro terminou no Parque Natureza do Azibo. Paisagem protegida de beleza natural prodigiosa, com o seu imenso lago.

No dia seguinte, este Encontro Regional marcou presença em Mirandela, para assinatura de mais um Protocolo de colaboração e desenvolvimento do PEEA com este município, enriquecido com a interpretação e execução de uma obra musical de Bach em violoncelo por um aluno da ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela).

Nesta cidade, a Equipa de Educação Artística assinalou a sua visita com a atividade Canta-me Histórias — Caixa de Imagens do Mundo, com as crianças de uma turma do Jardim de Infância e ainda uma visita guiada ao Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes. 

O Protocolo foi firmado nos Paços do Concelho por Maria João Horta, Subdiretora-Geral da DGE e Orlando Pires, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mirandela.