Está aqui

Os objetos procuram aqueles que os amam

Content links

Os objetos procuram aqueles que os amam

O Descobrir, Programa Gulbenkian de Educação para Cultura e Ciência propõe um conjunto de atividades educativas no âmbito da exposição Uma Biblioteca Humanista – Os Objetos procuram aqueles que os amam.

Os objetos procuram aqueles que os amam» era o comentário que fazia José V. de Pina Martins quando encontrava um livro raro destinado à sua biblioteca. Foi assim, de exemplar em exemplar, de livreiro em livreiro, que nasceu e cresceu umas das mais valiosas bibliotecas especializadas. Pina Martins amou tudo nos livros: o papel, a técnica da impressão, as ilustrações, a encadernação. E foi amorosamente que escolheu, para cada volume da sua coleção, a encadernação mais adequada, o estojo mais apropriado, a caixa melhor adaptada à sua conservação.

A maneira como a exposição destes livros está encenada e mediada convida as pessoas à experiência sensorial de entrar no segredo de uma biblioteca e instiga a sua curiosidade através de pequenas histórias de livros contadas por Pina Martins, levando-as a participar nessa sua história de amor.

O programa educativo concebeu uma mediação que se alicerça em experiências sensoriais e cognitivas. São muitas as situações propostas ao longo da exposição entre observar, comparar, escrever e desenhar em torno dos seus temas chave: livro, tipografia, colecionismo, Renascimento e Humanismo.

De 27 de fevereiro a 26 de maio, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu, visitas-jogo, visitas temáticas, orientadas e performativas para miúdos e graúdos.

Para mais informações clique aqui.