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Portal das Experiências Culturais

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Portal das Experiências Culturais

O Portal das Experiências Culturais está disponível para os Agrupamentos de Escolas, Escolas não Agrupadas e Instituições Culturais, desde setembro de 2015. Visa fomentar e facilitar o diálogo e a partilha entre as organizações culturais e os estabelecimentos escolares. Constitui-se, simultaneamente, como um meio de disponibilização de iniciativas culturais, e um processo de mediação entre as áreas da Cultura e da Educação.

Se ainda não nos visitou, não deixe de o fazer!

O Portal das Experiências Culturais é constituído por uma área pública e por uma área privada destinada às Instituições Culturais, Agrupamentos de escolas, Escolas não agrupadas e docentes. A área pública disponibiliza informação relevante sobre os objetivos da Estratégia Nacional da Educação e Cultura (ENEC), o acesso a ligações úteis e a notícias, fomentando a dinâmica entre os vários intervenientes.

Instituições Culturais:

As instituições culturais, para aceder ao Portal, deverão efetuar o registo da sua instituição, preenchendo todos os campos requeridos. Após validação, poderão aceder à sua área privada, onde terão oportunidade de:
 

 
1. Publicar e gerir as suas iniciativas de caráter cultural e artístico, destinadas aos públicos escolares. Estas iniciativas ficarão disponíveis para consulta por parte dos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e docentes, a nível nacional.

2. Consultar os diferentes projetos culturais, de agrupamento, de escola ou de turma, a desenvolver ao longo do ano letivo, possibilitando uma estreita articulação entre as necessidades culturais dos estabelecimentos escolares e as ofertas a disponibilizar pelas instituições culturais.

3. Gerir os dados da sua instituição de forma autónoma, podendo editá-los e atualizá-los através de um formulário de edição.

Estabelecimentos escolares e docentes:

É também a partir da área pública que os diretores de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas e os docentes, de todos os níveis de ensino, poderão entrar na sua área privada utilizando as credenciais de acesso ao Portal das Escolas. Os docentes que ainda não se encontram registados no Portal das Escolas, deverão fazê-lo, solicitando junto dos serviços administrativos do seu estabelecimento de ensino o seu código de acesso ao Portal. Na sua área privada, os diretores de agrupamento e os docentes poderão:

 
1. Consultar as iniciativas culturais e selecionar aquelas que melhor se adequem ao desenvolvimento cultural e artístico dos seus alunos;

2. Inserir projetos culturais de turma, de escola, ou de agrupamento (permitindo às organizações culturais disponibilizar iniciativas que ajudem na concretização dos referidos projetos, fomentando dinâmicas de participação);

3. Registar as atividades culturais e artísticas concretizadas com os seus alunos, criando um itinerário de experiências culturais que possibilitará a emissão de uma biografia cultural do aluno no final de cada ano letivo.

Esta iniciativa, coordenada pela Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, é operacionalizada através de um Protocolo Institucional, com as seguintes entidades: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência; Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural; Direção-Geral do Património Cultural; Direção-Geral das Artes; Instituto do Cinema e do Audiovisual, I. P. e Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.