Está aqui

PROJETA-ME caixa de imagens do mundo

Content links

PROJETA-ME caixa de imagens do mundo

A Equipa de Educação Artística esteve na Escola EB 1 O Leão de Arroios (AE Luís de Camões) e na Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos (AE das Laranjeiras), ambas em Lisboa, a realizar o Projeta-me, uma iniciativa do Programa de Educação Estética e Artística da Direção-Geral da Educação.

Projeta-me é um conjunto de ações estimuladas pela invenção de imagens visuais, musicais ou de expressão corporal. Desta maneira, as imagens mobilizam ideias, tanto quanto, ideias acionam imagens, através de ações definidas à volta de objetos que existem numa caixa. A caixa abriga um conjunto de recursos que materializam as ações. Os propósitos quer sejam visuais, musicais ou de expressão corporal podem estar associados ou isolados.

É um projeto que se destina à educação das crianças do pré-escolar e dos alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, que através das diferentes linguagens expressivas procura o desenvolvimento intelectual, mediante processos cognitivos multidisciplinares. As atividades exploram os domínios da educação artística e as aprendizagens essenciais, materializando-se na construção de imagens do mundo, na experimentação de sensações, na aventura pelo conhecimento que projeta(-me) o eu e cria relações com os outros.