Está aqui

R-A 2022 Educação Artística | Évora

Content links

R-A 2022 Educação Artística | Évora

Como se faz uma Ópera 

O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) em colaboração com o Teatro Nacional de São Carlos realizou em Évora, na semana de 13 a 17 de junho, a Residência Artística 2022 em Educação Artística, sob o título Como se faz uma Ópera. Foi no Agrupamento de Escolas (AE) Manuel Ferreira Patrício que a turma A do 4.º ano, ao longo da semana, foi acompanhada pelo artista Nuno Pólvora que deu a conhecer o mundo da ópera. 

Nesta iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, as crianças participaram em atividades onde exploraram este género artístico que engloba as formas de expressão verbal e corporal, bem como a encenação e cenografia – desfazendo preconceitos e mostrando que a Ópera não é algo desligado da realidade, mas que, pelo contrário, pode relacionar-se a situações humanas concretas. O intento foi dar a conhecer aos alunos as fases de uma ópera até ser apresentada ao público, através da narrativa, da música e dos procedimentos para a sua realização.  

Deste modo, a realização de uma reportagem televisiva foi o pretexto para se mostrar quadros representativos da orquestra, do coro, dos solistas e do próprio cenário, tendo sido os alunos a conduzir a reportagem e os protagonistas destes quadros. O trabalho realizado em sala de aula, contou ainda com a colaboração do intérprete de Língua Gestual Portuguesa João Paulo Charneca, integrando os alunos surdos nas atividades propostas pelo artista.  

No Auditório da escola sede, a 17 de junho, aconteceu a apresentação pública à comunidade da R-A 2022 | Évora, onde estiveram presentes o Diretor do Departamento Sociocultural do Município de Évora José Conde, o Diretor do AE Manuel Cabeça, a Chefe de Equipa Multidisciplinar da DGEstE Alentejo Maria Manuela Moio e a Coordenadora do PEEA Carla Rosa.  

A semana de R-A decorreu com o acompanhamento das professoras titulares de turma Paula Martinho e Josefina Vieira, e pela Embaixadora PEEA Évora Patrícia Antunes.