Está aqui

Residências Artísticas | R-A 2019

Content links

Residências Artísticas | R-A 2019

Desenhadas pelos Ministérios da Educação e da Cultura, as Residências Artísticas (R-A) 2019 fazem chegar às escolas de todo o país a dança, a música, as artes visuais e o teatro. São dinamizadas pela Equipa de Educação Artística, da Direção-Geral da Educação, através do Programa de Educação Estética e Artística, em estreita colaboração com o Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART), a Escola de Artes MArt, a Orquestra Clássica do Sul, o Conservatório de Música de Loulé e o Teatro Nacional de São João. 

 

 

Ao longo do ano letivo de 2018/2019, contando com a colaboração ativa dos municípios envolvidos, realizar-se-á um total de 23 R-A em diferentes Agrupamentos de Escolas, de norte a sul, prevendo-se a participação de cerca de 550 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante uma semana o grupo/turma, acompanhado pelo professor titular, vivencia, ao lado do artista residente, uma experiência cultural e educativa singular, em que o espaço da sala de aula se transforma para acolher experiências marcantes de criação e fruição artísticas.

No último dia da R-A, o projeto é apresentado às famílias, aos amigos, aos professores e aos representantes dos Gabinetes Ministeriais e das Autarquias, reforçando a importância do papel inclusivo que as Artes desempenham na construção integral dos indivíduos, na comunidade educativa.