Está aqui

Ensino do Holocausto - Ações de Formação

Content links

Ensino do Holocausto - Ações de Formação

A Direção-Geral da Educação, em parceria com o Mémorial de la Shoah, de Paris, irá levar a cabo duas ações de curta duração relativas ao  “Ensino do Holocausto”, nos dias 9 e 10 de novembro de 2018, em Lisboa.

A primeira ação - “O ensino do Holocausto - As raízes do antissemitismo e o Holocausto” (9/11/2018) - aborda as origens europeias do antissemitismo como ponto fulcral para se entender toda a dimensão do Holocausto, que levou à morte de vários milhões de vítimas num extermínio orquestrado e massificado. Procura, igualmente, aprofundar os momentos marcantes do Holocausto, de modo a desconstruir, no presente, as várias formas de negação deste acontecimento histórico através da exaltação da memória fundamentada em documentação e investigação fidedigna.

Quanto à ação “O ensino do Holocausto - O Holocausto e outros genocídios” (10/11/2018), esta apresenta-se como o momento ideal para a capacitação dos professores face ao ensino do Holocausto, fornecendo-lhes ferramentas para que esta ação se constitua como ponto de partida para uma abordagem transversal entre a disciplina de História e o tratamento das questões de cidadania e dos direitos humanos.

Assim sendo, conjugam-se as Aprendizagens Essenciais de História e os objetivos da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania com os Princípios, as Áreas de Competência e os Valores definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Estas ações de curta duração destinam-se a professores de História (grupos de recrutamento – 200 e 400). Será dada preferência aos professores formadores, porém outros professores destes grupos de recrutamento também podem efetuar a sua inscrição.

Uma inscrição numa Ação da DGE pressupõe o registo no Portal de Gestão da Formação da DGE. Caso ainda não esteja inscrito, por favor aceda ao link http://formacao.dge.min-educ.pt, escolha a opção Registo de Formando/Formador e preencha o formulário eletrónico a que têm acesso. Apenas depois da sua inscrição estar ativa se pode inscrever na ação.

O ensino do Holocausto: As raízes do antissemitismo e o Holocausto: http://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/791504/enroll 

O ensino do Holocausto: O Holocausto e outros genocídios: http://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/791505/enroll 

Programa da 1.ª ação de formação (PDF)

Programa da 2.ª ação de formação (PDF)

Qualquer dúvida contacte formacao@dge.mec.pt