Está aqui

Projeto Justiça para Tod@s

Content links

Projeto Justiça para Tod@s

É hoje reconhecido o papel da educação não formal como importante complemento ao esforço curricular da Escola. A educação para a cidadania, entre as novas literacias para o século XXI, é vital para o futuro de qualquer sociedade. De entre as várias áreas possíveis da educação para a cidadania, a formação para a Justiça e para os Direitos Humanos surgem como uma das mais importantes a serem trabalhadas. Promover o conhecimento dos fundamentos essenciais do Estado de Direito e de conceitos fundamentais – lei, justiça, prova, culpa, inocência, ... – e o funcionamento dos sistemas legislativo e judicial, parece-nos ser um contributo importante que este projeto que agora propomos, pode dar.

Nesse contexto, o IPAV, em conjunto com uma rede de parceiros de relevo na área da educação e da justiça, está a lançar no ano letivo 2015/2016 o segundo ciclo de ações do Programa de Educação para a Justiça e para os Direitos Humanos, designado “Justiça para Tod@s”, destinado a jovens dos 12 aos 25 anos, nomeadamente, os estudantes do 3.º ciclo e  do ensino secundário, com o recurso à produção de materiais informativos, workshops e jogos de simulação (à semelhança dos Mock Trail, desenvolvidos nos EUA, no quadro da Education related law Act, de 1978).

Uma das iniciativas mais relevantes deste projeto é a escolha de um “caso” (de onze alternativas à escolha) em que é colocado um problema de justiça e direitos humanos e é pedido ao grupo de estudantes envolvidos, com o professor responsável, que o julgue (role-play game).

Esta iniciativa, será preparada desde o início do ano letivo 2015/2016 e terá o seu momento alto no final do primeiro período, em Dezembro, na Semana Justiça para Tod@s.

A formação creditada dos Professores estará ao cargo da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti através de metodologia b-learning (presencialmente e à distância), iniciando-se em Setembro/Outubro de 2015.

A participação das escolas é gratuita.

Assim, considerando a relevância de uma melhor Justiça para o desenvolvimento do País, que começa com cidadãos melhor preparados em termos cívicos vimos por este meio convidar a Vossa Escola a aderir a este projeto e a integrar o grupo de Escolas que irá desenvolver o projeto no início do ano letivo de 2015/2016. 

Cada Escola pode constituir uma ou mais equipas, sendo fundamental a sua inscrição o mais cedo possível de forma a ser assegurado o lugar no programa.

A inscrição pode ser feita desde já através do site http://justicaparatodos.net// até ao dia 6 de Outubro. As inscrições serão aceites por ordem de chegada.

 

Fonte: IPAV/DGE/25/09/2015