Está aqui

Recursos

Content links

Recursos

Publicações

 

 Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

    (Despacho n.º 9 180/2016, de 19 de julho)

 As Orientações Curriculares constituem uma referência comum para todos os educadores da Rede Nacional de Educação Pré-Escolar e destinam-se à organização do currículo.

AUTORES: Silva, Isabel Lopes da  (coord.); Marques, Liliana; Mata, Lourdes; Rosa, Manuela

Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2016  

 

Acesso ao documento [PDF]


 

Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar

   

No âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) 2018-2022, e no seguimento da publicação, em 2019, do guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas – Guião para as escolas, a Direção-Geral da Educação elaborou e disponibiliza o guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar.

Esta publicação tem como objetivo apoiar o trabalho dos/as educadores/as de infância na inclusão de crianças das comunidades ciganas em contexto de jardim de infância, com vista à promoção do seu sucesso educativo e da sua aprendizagem ao longo da vida.

 

Acesso ao documento [PDF]


 

 Planear e avaliar na educação pré-escolar

AUTORES: Cardona, Maria João (coord.); Silva, Isabel Lopes da; Marques, Liliana; Rodrigues, Pedro. 

Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2021 

 

Acesso ao documento [PDF]


 

 Participação e envolvimento das famílias - construção de parcerias em contextos de educação de infância

AUTORAS: Lourdes Mata e Isaura Pedro

Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2021 

 

Acesso ao documento [PDF]


 

 

 Comissão Europeia

No âmbito da educação inclusiva e combate ao  abandono escolar precoce poderá encontrar diversos recursos no Guia Europeu para as Escolas, em https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/resources/toolkitsforschools.htm.

 

European Toolkit for Schools

A Comissão Europeia publicou o relatório “Early childhood Education and Care and the COVID-19 pandemic - understanding and managing the impact of the COVID-19 crisis on the sector” com o objetivo de compreender e gerir o impacto da crise da COVID-19 na educação pré-escolar e nos cuidados na primeira infância. 

 

Relatório Early childhood Education and Care and the COVID-19 pandemic - understanding and managing the impact of the COVID-19 crisis on the sector

 


 

 Guiões de Educação Género e Cidadania

Estes documentos de orientação pedagógica constituem uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), apoiada pelo POPH, através do Eixo 7 – Igualdade de Género, ao nível da sua conceção e da sua publicação e apoiada, pela, então, Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), que validou a adequação do seu conteúdo ao currículo e às orientações curriculares do Ministério da Educação e Ciência.

 

 

Acesso ao Guião [PDF]

 


 Trabalho por projetos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias

A Descoberta da Escrita

AUTORES: Vasconcelos, Teresa (coord.); Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Sousa, Otília; Hortas, Maria João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno; Mel, Nuno; Rodrigues, Paulo Ferreira; Mil-Homens, Purificação; Fernandes, Sandra Rosado; Alves, Susana

Lisboa: Direção-Geral da Educação (DGE), 2012.

Acesso ao documento [PDF]


 A Descoberta da Escrita

A Descoberta da Escrita

AUTOR: MATA, Lourdes

Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008   

Acesso ao documento [PDF]


 Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância

Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância

AUTORES: SIM-SIM, Inês, et al.

Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008   

Acesso ao documento [PDF]


 Geometria: textos de apoio para educadores de infância

Geometria : textos de apoio para educadores de infância

AUTORES: MENDES, Maria de Fátima e DELGADO, Catarina Coutinho

Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular,       

Acesso ao documento [PDF


 Sentido de Número e Organização de Dados

Sentido de Número e Organização de Dados

AUTOR: CASTRO, Joana Pacheco de

Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2009  

Acesso ao documento [PDF]


 Despertar para a Ciência - Atividades dos 3 aos 6

Despertar para a Ciência - Actividades dos 3 aos 6

AUTORES: MARTINS, Isabel P. et al.

Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2009

 Esta brochura insere-se na área de conteúdo de Conhecimento do Mundo e tem como objetivo a operacionalização das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, no domínio das ciências experimentais.

Acesso ao documento [PDF]


 As Artes no Jardim de Infância

As Artes no Jardim de Infância

AUTORES: GODINHO, José Carlos e BRITO, Maria José

Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2010      

Acesso ao documento [PDF]


 Organização da Componente de Apoio à Família

Organização da Componente de Apoio à Família

AUTORES: VILHENA, Graça e LOPES DA SILVA, M.ª Isabel

Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2002

 A presente publicação procura responder à necessidade sentida pelo Departamento da Educação Básica e pela Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social de produzir orientações e materiais de apoio para a implementação da componente de apoio à família. Trata-se de um documento que procura aglutinar as perspetivas de dois autores diferentes, desenvolvendo alguns princípios e aspetos organizacionais. Gratuito para os Jardins de Infância.

Acesso ao documento [PDF]


  Pensar Formação 2 - Componente de Apoio à Família / Animação Sócioeducativa
Formação de Animadores (2002)

Pensar Formação 2 - Componente de Apoio à Família / Animação Sócio-Educativa

AUTORES: Maria Odete, coautor; GRILO, Rosa, coautor; Núcleo de Educação Pré-Escolar, ed. lit.

Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2002

 O dossier “Pensar Formação 2” apresenta-se como um manual de formação para animadores sócioeducativos que têm a tarefa de desenvolver atividades com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo durante o prolongamento de horário, respeitante à componente de apoio à família. Trata-se de uma carteira de sugestões e de materiais práticos, pensados para criar oportunidades de valorização e rentabilização dos recursos humanos e materiais existentes nos estabelecimentos de educação, devendo constituir um recurso para as equipas formativas.

Acesso ao documento [PDF]


  Pensar Formação 3 - Formação de Pessoal não-docente/Animadores e Auxiliares/Assistentes de Ação Educativa (2003)

 Pensar Formação 3 - Formação de Pessoal não-docente/Animadores e Auxiliares/

AUTORES: Núcleo de Educação Pré-Escolar; Maria Odete, coautor; CABRAL, Teresa, coautor

Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2003

 O Dossier “Pensar Formação 3” apresenta-se como uma compilação reestruturada dos anteriores Dossiers, Pensar Formação 1 e 2, destinando-se a apoiar, os Agrupamentos na formação que desenvolvam no âmbito do pessoal não docente - Auxiliares/Assistentes de Ação Educativa e Animadores.

Acesso ao documento [PDF]


  Desenvolvendo a Qualidade em Parceiras

Desenvolvendo a Qualidade em Parceiras

AUTORES: BERTRAM, Tony e PASCAL, Christine

Lisboa:

Acesso ao documento [PDF 


  Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias - Estudos de Caso

Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias - Estudos de Caso

AUTORES: LEMOS, Ângela; FOLQUE, Assunção; PEREIRA, Cristina; RIBEIRO, Esperança; PORTUGAL, Gabriela; GÓIS, Sónia; MONGE, Graciete; LUÍS, Helena; CALHEIROS, Maria José; KOWALSKI, Isabel; FORMOSINHO, Júlia Oliveira; AZEVEDO,Ana; ARAÚJO, Mónica; MARQUES, Liliana; GIL, Helena; SANTOS, Lúcia; CRAVEIRO, Maria Clara; NOVO, Rosa; MESQUITA, Cristina; ARAÚJO, Sara Barros; VASCONCELOS, Teresa

Lisboa:

Acesso ao documento [PDF]


  A Educação Pré-Escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal

A Educação Pré-Escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal 

AUTORES: ABRANTES, Paulo (dir); Departamento da Educação Básica (ed. lit.); VASCONCELOS, Teresa Maria Sena de (ed. lit.)

Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2000

 Esta publicação integra os relatórios respeitantes ao Estudo Temático sobre A Educação Pré-Escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal, um projeto lançado, em 1998, pela Comissão de Educação da OCDE, a que Portugal aderiu. O relatório preparatório, elaborado por uma equipa de especialistas portugueses, a partir da grelha de análise proposta pela OCDE, é constituído pelas seguintes secções: definições, contextos e modalidades de oferta educativa; definição de políticas; políticas adotadas; o caso específico das Regiões Autónomas da Madeira e Açores; avaliação e investigação; conclusão. No relatório do Estudo Temático sobre Portugal são feitas, pelos peritos da OCDE, reflexões, sugestões e críticas acerca do desenvolvimento da Educação Pré-Escolar em Portugal.

Acesso ao documento:

Estudo em português [PDF 668 KB]

Relatório em português [PDF total 2 MB] :

 parte 1 [811 KB] , parte 2 [1,15 MB], parte 3 [661 KB], parte 4 [1,33 MB], parte 5 [740 KB], parte 6 [661 KB], parte 7 [573 KB]

Estudo em inglês [PDF 572 KB]

Relatório em inglês [PDF total 2,47 MB]:

  parte 1 [583 KB], parte 2 [719 KB], parte 3 [604 KB], parte 4 [1,8 MB], parte 5 [1,42 MB], parte 6 [804 KB]

Capa [PDF


  Literacy within Lifelong Learning - Elements of good practice in five European countries (2000)

Literacy within Lifelong Learning - Elements of good practice in five European countries (2000) 

AUTORES: BILL, Goddard; TRATNIK, Monika; PERSSON, Magnus (edit.)

National Education Institute, 2000

 Esta publicação reflete o trabalho realizado no âmbito do Projeto Europeu SOCRATES Comenius 3.1 3L (Literacy within Lifelong Learning).
É, simultaneamente, uma investigação e um relatório comparativo que incide no estudo da prática do ensino/aprendizagem da literacia e no desenvolvimento da linguagem para crianças entre os 4 e os 12 anos, baseando-se na perspetiva da aprendizagem ao longo da vida.

Acesso ao documento [PDF]


  Legislação 

Legislação

Lisboa: Departamento da Educação Básica, 1997

 Conjunto Legislativo produzido pelo Governo sobre Educação Pré-Escolar, no ano de 1997. Todos os diplomas legais reunidos nesta publicação, bem como outros que lhe são posteriores, podem ser consultados na Legislação do Pré-Escolar.

Acesso ao documento [PDF]


  Limoeiros e Laranjeiras - revelando as aprendizagens

 Limoeiros e Laranjeiras - revelando as aprendizagens

AUTORES: FORMOSINHO, Júlia Oliveira (Org.)

Acesso ao documento [PDF]


  Podiam Chamar-se Lenços de Amor

Podiam Chamar-se Lenços de Amor 

AUTORES: FORMOSINHO, Júlia Oliveira; ANDRADE, Filipa Freire de; GAMBÔA, Rosário

Lisboa:

Acesso ao documento [PDF]


  Qualidade e Projeto na Educação Pré-Escolar

Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar 

AUTORES: KATZ, Lilian; BAIRRÃO, Joaquim; LOPES DA SILVA, Isabel; VASCONCELOS, Teresa

Lisboa: DEB, 1998

 Esta publicação reúne os estudos desenvolvidos por diferentes autores, no âmbito da educação pré-escolar: Cinco perspectivas sobre qualidade; O que é a qualidade em educação pré-escolar?; Projectos em educação pré-escolar e projecto educativo de estabelecimento; Das perplexidades em torno de um hamster ao processo de pesquisa.

Acesso ao documento [PDF]