Está aqui
Recursos
Content links
Recursos
Publicações
|
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar(Despacho n.º 9 180/2016, de 19 de julho)
|
Acesso ao documento [PDF] |
|
Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar
|
Acesso ao documento [PDF] |
|
Planear e avaliar na educação pré-escolar
|
Acesso ao documento [PDF] |
|
Participação e envolvimento das famílias - construção de parcerias em contextos de educação de infância
|
Acesso ao documento [PDF] |
|
Comissão Europeia
|
|
|
Guiões de Educação Género e Cidadania
|
|
|
Acesso ao Guião [PDF] |
Trabalho por projetos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias
AUTORES: Vasconcelos, Teresa (coord.); Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Sousa, Otília; Hortas, Maria João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno; Mel, Nuno; Rodrigues, Paulo Ferreira; Mil-Homens, Purificação; Fernandes, Sandra Rosado; Alves, Susana
Lisboa: Direção-Geral da Educação (DGE), 2012.
Acesso ao documento [PDF]
A Descoberta da Escrita
AUTOR: MATA, Lourdes
Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008
Acesso ao documento [PDF]
Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância
AUTORES: SIM-SIM, Inês, et al.
Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008
Acesso ao documento [PDF]
Geometria: textos de apoio para educadores de infância
AUTORES: MENDES, Maria de Fátima e DELGADO, Catarina Coutinho
Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular,
Acesso ao documento [PDF]
Sentido de Número e Organização de Dados
AUTOR: CASTRO, Joana Pacheco de
Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2009
Acesso ao documento [PDF]
Despertar para a Ciência - Atividades dos 3 aos 6
AUTORES: MARTINS, Isabel P. et al.
Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2009
Esta brochura insere-se na área de conteúdo de Conhecimento do Mundo e tem como objetivo a operacionalização das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, no domínio das ciências experimentais.
Acesso ao documento [PDF]
As Artes no Jardim de Infância
AUTORES: GODINHO, José Carlos e BRITO, Maria José
Lisboa: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2010
Acesso ao documento [PDF]
Organização da Componente de Apoio à Família
AUTORES: VILHENA, Graça e LOPES DA SILVA, M.ª Isabel
Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2002
A presente publicação procura responder à necessidade sentida pelo Departamento da Educação Básica e pela Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social de produzir orientações e materiais de apoio para a implementação da componente de apoio à família. Trata-se de um documento que procura aglutinar as perspetivas de dois autores diferentes, desenvolvendo alguns princípios e aspetos organizacionais. Gratuito para os Jardins de Infância.
Acesso ao documento [PDF]
Pensar Formação 2 - Componente de Apoio à Família / Animação Sócioeducativa
Formação de Animadores (2002)
AUTORES: Maria Odete, coautor; GRILO, Rosa, coautor; Núcleo de Educação Pré-Escolar, ed. lit.
Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2002
O dossier “Pensar Formação 2” apresenta-se como um manual de formação para animadores sócioeducativos que têm a tarefa de desenvolver atividades com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo durante o prolongamento de horário, respeitante à componente de apoio à família. Trata-se de uma carteira de sugestões e de materiais práticos, pensados para criar oportunidades de valorização e rentabilização dos recursos humanos e materiais existentes nos estabelecimentos de educação, devendo constituir um recurso para as equipas formativas.
Acesso ao documento [PDF]
Pensar Formação 3 - Formação de Pessoal não-docente/Animadores e Auxiliares/Assistentes de Ação Educativa (2003)
AUTORES: Núcleo de Educação Pré-Escolar; Maria Odete, coautor; CABRAL, Teresa, coautor
Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2003
O Dossier “Pensar Formação 3” apresenta-se como uma compilação reestruturada dos anteriores Dossiers, Pensar Formação 1 e 2, destinando-se a apoiar, os Agrupamentos na formação que desenvolvam no âmbito do pessoal não docente - Auxiliares/Assistentes de Ação Educativa e Animadores.
Acesso ao documento [PDF]
Desenvolvendo a Qualidade em Parceiras
AUTORES: BERTRAM, Tony e PASCAL, Christine
Lisboa:
Acesso ao documento [PDF]
Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias - Estudos de Caso
AUTORES: LEMOS, Ângela; FOLQUE, Assunção; PEREIRA, Cristina; RIBEIRO, Esperança; PORTUGAL, Gabriela; GÓIS, Sónia; MONGE, Graciete; LUÍS, Helena; CALHEIROS, Maria José; KOWALSKI, Isabel; FORMOSINHO, Júlia Oliveira; AZEVEDO,Ana; ARAÚJO, Mónica; MARQUES, Liliana; GIL, Helena; SANTOS, Lúcia; CRAVEIRO, Maria Clara; NOVO, Rosa; MESQUITA, Cristina; ARAÚJO, Sara Barros; VASCONCELOS, Teresa
Lisboa:
Acesso ao documento [PDF]
A Educação Pré-Escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal
AUTORES: ABRANTES, Paulo (dir); Departamento da Educação Básica (ed. lit.); VASCONCELOS, Teresa Maria Sena de (ed. lit.)
Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2000
Esta publicação integra os relatórios respeitantes ao Estudo Temático sobre A Educação Pré-Escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal, um projeto lançado, em 1998, pela Comissão de Educação da OCDE, a que Portugal aderiu. O relatório preparatório, elaborado por uma equipa de especialistas portugueses, a partir da grelha de análise proposta pela OCDE, é constituído pelas seguintes secções: definições, contextos e modalidades de oferta educativa; definição de políticas; políticas adotadas; o caso específico das Regiões Autónomas da Madeira e Açores; avaliação e investigação; conclusão. No relatório do Estudo Temático sobre Portugal são feitas, pelos peritos da OCDE, reflexões, sugestões e críticas acerca do desenvolvimento da Educação Pré-Escolar em Portugal.
Acesso ao documento:
Estudo em português [PDF 668 KB]
Relatório em português [PDF total 2 MB] :
parte 1 [811 KB] , parte 2 [1,15 MB], parte 3 [661 KB], parte 4 [1,33 MB], parte 5 [740 KB], parte 6 [661 KB], parte 7 [573 KB]
Estudo em inglês [PDF 572 KB]
Relatório em inglês [PDF total 2,47 MB]:
parte 1 [583 KB], parte 2 [719 KB], parte 3 [604 KB], parte 4 [1,8 MB], parte 5 [1,42 MB], parte 6 [804 KB]
Capa [PDF]
Literacy within Lifelong Learning - Elements of good practice in five European countries (2000)
AUTORES: BILL, Goddard; TRATNIK, Monika; PERSSON, Magnus (edit.)
National Education Institute, 2000
Esta publicação reflete o trabalho realizado no âmbito do Projeto Europeu SOCRATES Comenius 3.1 3L (Literacy within Lifelong Learning).
É, simultaneamente, uma investigação e um relatório comparativo que incide no estudo da prática do ensino/aprendizagem da literacia e no desenvolvimento da linguagem para crianças entre os 4 e os 12 anos, baseando-se na perspetiva da aprendizagem ao longo da vida.
Acesso ao documento [PDF]
Legislação
Lisboa: Departamento da Educação Básica, 1997
Conjunto Legislativo produzido pelo Governo sobre Educação Pré-Escolar, no ano de 1997. Todos os diplomas legais reunidos nesta publicação, bem como outros que lhe são posteriores, podem ser consultados na Legislação do Pré-Escolar.
Acesso ao documento [PDF]
Limoeiros e Laranjeiras - revelando as aprendizagens
AUTORES: FORMOSINHO, Júlia Oliveira (Org.)
Acesso ao documento [PDF]
Podiam Chamar-se Lenços de Amor
AUTORES: FORMOSINHO, Júlia Oliveira; ANDRADE, Filipa Freire de; GAMBÔA, Rosário
Lisboa:
Acesso ao documento [PDF]
Qualidade e Projeto na Educação Pré-Escolar
AUTORES: KATZ, Lilian; BAIRRÃO, Joaquim; LOPES DA SILVA, Isabel; VASCONCELOS, Teresa
Lisboa: DEB, 1998
Esta publicação reúne os estudos desenvolvidos por diferentes autores, no âmbito da educação pré-escolar: Cinco perspectivas sobre qualidade; O que é a qualidade em educação pré-escolar?; Projectos em educação pré-escolar e projecto educativo de estabelecimento; Das perplexidades em torno de um hamster ao processo de pesquisa.
Acesso ao documento [PDF]