Curso de formação "Holocausto: Memória, Educação e Cidadania"

Content links

Curso de formação "Holocausto: Memória, Educação e Cidadania"

PROLONGAMENTO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO ATÉ AO FINAL DO DIA 20 DE ABRIL DE 2023

A DGE dinamiza, em coorganização com o Mémorial de la Shoah, o Seminário Internacional sobre a Memória e o Ensino do Holocausto, no contexto do qual se realiza um curso de formação para professores de todos os grupos de recrutamento, de 15 horas, intitulado “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”, com o registo de formação CCPFC/ACC 110606/21, nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2023, na Biblioteca da Rainha do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O curso conta com as parcerias da Divisão de Arquivo e Biblioteca do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Associação Portuguesa de Professores de História, da Cátedra de Estudos Sefarditas «Aberto Benveniste» da Universidade de Lisboa e da Memoshoá, tem os seguintes objetivos formar e sensibilizar para o ensino do Holocausto numa perspetiva transversal à Cidadania e aos Direitos Humanos; fornecer instrumentos de trabalho didáticos/pedagógicos, propiciando meios de reflexão que permitam, através do ensino do passado, problematizar o presente.

Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão na carreira docente (todos os grupos de recrutamento).

As inscrições decorrem desde o dia 4 de abril de 2023 até às 23.30 horas do dia 20 de abril de 2023. A seleção dos formandos é efetuada de acordo com o Decreto-Lei 22/2014 (Regime jurídico da formação contínua de professores), o qual estipula que são destinatários das ações de formação continua de professores:

Docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública; docentes que integram a carreira de educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário que lecionam português no estrangeiro, das escolas públicas portuguesas no estrangeiro e nas escolas europeias; docentes do ensino particular e cooperativo em exercício de funções em escolas associadas de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O decreto-lei é ainda aplicável aos docentes que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes.

A seleção dos formandos obedecerá ainda aos seguintes critérios: Não ter frequentado uma edição anterior do curso de formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”; Ordem de inscrição.

Programa provisório do curso de formação

Procedimentos de inscrição

Inscrição

- Só poderá realizar a inscrição se estiver registado no portal. Caso não esteja registado, consulte o documento “procedimentos de inscrição”.