Seminário "Escola, um ecossistema de cidadania"

Content links

Seminário "Escola, um ecossistema de cidadania"

O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (GTEAS), criado pelo Despacho n.º 19191/2009, de 19 de agosto, do Secretário de Estado do Ambiente e do Secretário de Estado da Educação, tem por missão o acompanhamento e a concretização das ações previstas no protocolo de cooperação estabelecido entre as tutelas da Educação e do Ambiente.

O Grupo de Trabalho é composto por dois representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), duas representantes da Direção-Geral da Educação (DGE), uma representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF, I.P.), e uma representante da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), 

O protocolo de cooperação, entre as duas tutelas, constitui-se como um importante instrumento de promoção da educação ambiental em Portugal e concretiza-se, através de diversas parcerias quer em múltiplos programas quer na criação de uma rede de professores com competências técnico-pedagógicas para a coordenação e dinamização de projetos desenvolvidos em articulação com algumas ONGA (Organização Não Governamental de Ambiente). 

Esta cooperação deu origem a uma Rede de Professores Coordenadores de Projetos de Educação Ambiental, constituída por 7 docentes no atual ano letivo. 

Os docentes, em mobilidade estatutária, são interlocutores privilegiados das estratégias nacionais e internacionais neste domínio, afirmando-se como promotores decisivos de práticas demonstrativas de uma cidadania ativa, partindo do contexto das comunidades escolares.

Estes 7 docentes apresentarão a 22 de maio, a partir das 14h00, exemplos das suas práticas mais relevantes no contexto das comunidades escolares.
 
A FAPAS - Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, A Rocha, a LPN - Liga Para a Proteção da Natureza, a Quercus, o GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente , a ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa e a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, que acolhem aqueles docentes em mobilidade estatutária, irão partilhar alguns dos seus projetos e estratégias na sessão que terá lugar no auditório da APA - Agência Portuguesa do Ambiente.
 
Consulte o programa.
 
Marque já na sua agenda!
 
Inscrições